Labirintos,Símbolos da Alma

Um dos Símbolos mais duradouros do Mundo e encontra-se sob muitas formas e em muitos Países.O que é o Labirinto de Creta?Qual a relação entre o Labirinto e a Morte?Serão os Labirintos utilizados e Rituais de Fertilidade? 

Todos os indivíduos,por mais diferentes que sejam os seus padrões de vida,têm reagido ao Símbolo do Labirinto,uma vez que engloba experiências comuns e possui uma significação a um nível inconsciente que transcende a Raça e a Cultura.Isto verifica-se na utilização do mesmo Símbolo,em Rituais de Fertilidade,Funerários,devoção Religiosa,molde para jardins,em puzzles e jogos,e como elemento decorativo no mapa das Artes gráficas.
Os primeiros exemplos de Labirintos que se conhecem localizam-se em torno do Mediterrâneo.A palavra “Labirinto”está relacionado com o Mito do Labirinto de Creta construído por Dédalo para que o Rei Minos nele encerrasse o Monstro Minotauro.Nunca se descobriu a localização definitiva deste Labirinto,embora alguns surgiram poder tratar-se das Grutas de Gortyna,em Creta.Mas o desenho do Labirinto de Creta aparece por todo o Mundo .

O Labirinto,tal como hoje o encaramos,é uma puzzle-uma escolha entre os caminhos de um grande Labirinto,por exemplo,constitui uma excitante,por vezes angustiante,viagem que começa na entrada do Labirinto e termina no centro.Os Labirintos primitivos,no entanto,possuíam apenas um centro e em mais de metade dos casos tomavam a forma de desenhos gravados na pedra ou pintados em cerâmica.
Labirintos de pequenas dimensões como os que eram utilizados pelos Indios Hopi e como o de Creta,podem muito bem ter sido utilizados para Simbolizar construções mais amplas,tanto reais como Míticas.
Este Símbolo aparece intimamente ligado á Morte,como testemunha o Túmulo de Perabsen,Rei do Egipto e o de Luzzenas,na Sardanha.Além disso,verifica-se uma semelhança entre os Labirintos circulares e as espirais frequentemente esculpidas nos Túmulos Pré-Históricos,como a tripla espiral visível dentro da galeria Funerária de Newgrange,na Irlanda.
Os Labirintos poderiam ser ainda mapas do Mundo Subterrâneo,mostrando o trajecto que a Alma deveria percorrer quando da sua partida.Simbolizavam a Morte,mas também podiam Simbolizar o Renascimento,pois que se a Alma é capaz de voar até ao centro,também é capaz de fazer o sentido inverso.
Em certos Países como na Escandinávia,Finlândia e Suécia,o Labirinto era utilizado como um Rito da Fertilidade,na Primavera(Jungfraudanser ,”Dança das Virgens”).Os jovens eram obrigados a percorrê-los a fim de salvar uma rapariga presa no seu centro.
O desenho do Labirinto,em certas zonas, é utilizado como um Talismã para atrair a sorte,ou como protecção contra Espíritos Diabólicos.
Os Romanos utilizaram o Labirinto para ilustrarem o Mito do Labirinto de Creta e os Cristãos utilizaram este Símbolo como o caminho da Salvação.

Comentários

  1. na verdade o labirinto do minotauro foi localizado
    no palacio de Cnossos em Creta

    ResponderEliminar
  2. Exactamente,Natalia,Tal Como Explico no Meu Post Sobre Cnossos...Mas Ele é Mais Conhecido Assim,Não Sei Porquê,Talvez Porque Muitas Pessoas Não Sabem Onde Fica Cnossos e Ser Assim,Talvez, Mais Fácil de Identificá-lo...!!!!
    Um Resto de Excelente Dia e Obrigada Pelo Comentário!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares