A Escritura Glozeliana

Na Manhã de 1 de Março de 1924,Emile Fradin,que na época tinha 17 anos,estava com a sua Família,trabalhando a Terra.A certa altura um dos Animais que usaram para arar a Terra,afundou uma das suas patas no chão,fazendo um buraco.
No exacto momento em que tentam libertar o Animal,a Família Fradin Descobriu uma vala comum com restos de cerâmica,ossos e Figuras.Entusiasmados,pegaram nas picaretas e pás para escavar a área.Eles Descobriram um Túmulo com dois potes.Pensando ser algo valioso,partiram os vasos...mas por dentro,só havia Terra.Também encontraram gravações em pedras e tábuas de barro com Estranhas Inscrições e pedaços de ossos.
Desde então,Emile começou a colectar e Catalogar as peças encontradas.Além disso,seu Avô deu a conhecer os resultados,instando pessoas a fazer as suas próprias Escavações na área que ficou conhecida como"O Campo dos Mortos."
Um Ano mais tarde,um Médico na área ,Antonin Morlet,um Amador de Arqueologia e Paleontologia,visitou a área e ficou tão surpreso com a Descoberta,que decidiu arrendar a Terra á Família por alguns Anos,Fradin acordou que se ele encontrasse algum coisa,pertenceria á sua Família,no entanto,o Médico teria o direito de Publicar e reproduzir as peças.
A idade das peças encontradas é incerta.Por exemplo,uma análise com termolumínico e Carbono-14 feita na Nova Zelândia e França em 1991,deu uma idade de entre 17.000 e 2.000 anos.No entanto,outro tipo de análise assegurou que a idade estaria entre 2.600 anos e os 60 anos.
Alguns defensores de Glozel explicam que os métodos permitem datar a idade aproximada do material,mas não das suas gravações.Isto significa que os objectos serão registrados no pós-data resultante ds análises.
Outro método de datação,o radiotermo luminescência,também foi empregado com esses objectos,indicando que sua idade poderia estar entre 2.700 e 1.650 anos.
Uma das peças mais curiosas e irritante para a Arqueologia é um desenho de uma Rena,tal como tinha Desaparecido da área e de toda a França á 10 mil anos atrás.
Mas sem dúvida o mais fantástico é a Escrita encontrada em alguns objectos,agora conhecida como a Escrita Glozeliana.
Esta Escrita mostra muitas semelhanças com muitas outras Escritas Antigas.Para alguns Estudiosos,isso só confirma que a Escrita Glozeliana era a raiz de outras,como o Sumério,o Fenício,o Etrusco ou Ibérico.

Comentários

Mensagens populares