O Oráculo de Delfos

O Oráculo de Delfos era o mais importante da Grécia Antiga,situada no Templo de mesmo Nome,considerado o centro do Mundo.
A Fama do Oráculo de Delfos deve-se ao grau de sucesso das previsões da Pitonisa Pítia ou do Templo de Apolo,o que suscitou uma série de Estudos e Pesquisas para Descobrir as razões.A Pitonisa caía em Transe,e depois o "Sopro Sagrado"surgía a partir de uma fissura no chão,e despertava o poder da Oracle.
Delphi,a mais Famosa Cidade sagrada da Grécia Antiga,fica no sopé das Falésias íngremes do Monte Parnaso.Milhares de Pessoas vieram de locais remotos para consultar o Oráculo de Apolo(Deus do Sol,do Oráculo e Protector das Artes,cujo Oráculo entrava em transe para prever o Futuro.Era o Oráculo mais influente e respeitado da Antiguidade.Segundo o Mito,Zeus,o Pai dos Deuses,solta duas Aguias que voam em extremos opostos do Planeta e o ponto onde eles se encontraram,"Delphi"foi julgado como o centro e aí marcou uma pedra chamada de "Omphalos"(Umbigo).
Em 1400 aC,Delphi é uma cidade dedicada a Gaia,a Deusa da Terra.Diz a Lenda que o lugar era guardado por uma Cobra enorme,e que Apolo,Filho de Zeus,matou-a.Então Apolo aí fundou o seu Oráculo,com uma Sacerdotisa,chamada Pítia,uma Vidente.No século VII aC,no esplendor do Oráculo,milhares de Peregrinos,Ricos e Pobres,viajaram para consultar Apolo através do Oráculo.
A Viagem até Delphi,a 570 m acima do nível do Mar,na encosta Sul do Monte Parnaso,era árdua.Alguns Peregrinos trilhavam o caminho de Atenas,outros íam de Navio para um Porto(agora chamado Itea)na Costa Norte do Golfo de Corinto e numa Planície do Monte Parnaso.Uma vez lá,contornavam a Colina e seguíam o Caminho Sagrado do Templo de Apolo.
No Santuário,sentada num tripé de ouro sobre um Abismo profundo,a Mulher-Vidente de meia-idade,natural da Vila,proferia um Oráculo com sons frenéticos e incoerentes no Transe,induzido ao mascar folhas de Louro(um dos Símbolos de Apolo)ou por inalação dos fumos tóxicos Vulcânicos da abertura a seus pés.
O Oráculo de Delfos foi consultado sobre questões Políticas,em particular,o estabelecimento de Colónias Gregas,e para assuntos Quotidianos como Casamento, Fertilidade,ou problemas de DDinheiro.Às vezes os anúncios eram directos,a Sócrates, por exemplo,foi-lhe dito que ele seria o Homem mais Sábio da Grécia.No entanto, muitas outras Respostas foram altamente ambíguas:Creso,Rei da Lídia,perguntou sobre as consequências de um Ataque à Pérsia,a Resposta foi Enigmática de que um grande Império caíria.O Rei Atacou então a Pérsia,mas o Império que foi Destruído foi o dele.
A reputação de imparcialidade do Oráculo começou a declinar no século V aC,como seus Intérpretes eram Aliados tanto para a Cidade-Estado,como para Atenas e Esparta.No século II aC,Roma estendeu seu Domínio ao Delphi,a influência do Oráculo foi ainda mais enfraquecia.
O Oráculo de Delfos foi oficialmente fechada pelo Imperador Cristão Teodósio,em 385 e o Culto de Apolo caiu para a nova Religião,e o local foi enterrado sob uma Cidade. No entanto,em 1892 o Arqueólogo Francês Théophile Homolle empreendeu as Escavações que Descobriram as Ruínas que Hoje podem ser admiradas.

Comentários

Mensagens populares