Quem Matou os Principes na Torre???

Este caso passou-se durante a “Guerra das Rosas”,entre as duas casas rivais de York e Lancaster.

Segundo Shakespeare,não há Mistério algum…Na sua peça”Ricardo III”descreve como o corcunda Ricardo,Duque de Gloucester(da Casa de York),contratou 2 assassinos para sufocar os Sobrinhos com almofadas,enquanto estes dormiam placidamente.Desta forma podia reclamar para si,o Trono de Inglaterra.
O Tio deformado,dá um excelente vilão,mas Shakespeare escrevia uma peça e não narrava um facto Histórico.Os factos da Vida Real são bastante mais Enigmáticos…
Em Junho de 1483,o Rei Menino,Eduardo V,e o seu Irmão mais novo,foram levados para a Torre de Londres.Foram colocados sobre procteção do seu Tio Ricardo enquanto esperavam a cerimónia da Coroação.
Os rapazes foram vistos na Torre várias vezes e pareciam Felizes.A”Grande Crónica de Londres”,narra como passavam o tempo”…gritando e brincando no Jardim da Torre…”.
Mas ainda naquele Mês uma Assembleia de Lordes e Plebeus decidiu que nenhum deles tinha direito ao Trono.Os Pais tinham Casado ilegalmente e assim,os seus direitos foram recusados e proclamaram o Tio como Rei Ricardo III.
Não houve noticias da Crianças durante certo tempo...e  Ricardo não se aguentou no Trono por muito Tempo.Em 1485,foi derrotado numa Batalha por Henrique Tudor(da Casa de Lancaster),que lhe tirou o lugar e que viria a ser o Rei Henrique VII.Alguns Meses mais tarde ,Henrique fez uma súbita acusação;os 2 rapazes tinham Morrido,tinham sido Mortos pelo seu Tio,o Tirânico Ricardo!!!
Mas teriam sido de facto,Mortos pelo Tio???Ricardo não possuía razões muito fortes para o fazer,já que havia muita gente que punha em dúvida o direito deles ao Trono.
Se pensarmos bem,Henrique também podia ser candidato ao assassínio,já que,de facto, não tinha direitos legais ao Trono.
Na realidade,para tornar a sua posição mais respeitável Casara com Elizabeth de York,Irmã das Crianças assassinadas(deste modo pôs fim,também,ao conflito ente as Casas York e Lancaster…).E modificou a Lei,declarando que ela e os Irmãos eram de facto Legítimos...sendo muito conviente,já que agora que os rapazes tinham Morrido,o Trono passava para ele e para Elizabeth…
Henrique tinha um motivo e se não os Matou…porque razão esperou quase um Ano para anunciar a Morte deles???Estranho,não?!
Mas a verdade é que não sabemos que de facto Matou os Herdeiros.A única certeza é que foram mesmo assassinados e em 1674,uns trabalhadores encontraram os ossos dos 2 rapazes escondidos numa caixa de madeira e foram selados numa urna na Abadia de Westminster.
Permaneceram aí até 1933,quando a urna foi de novo aberta.O conteúdo foi examinado por um perito em Anatomia.Este,declarou que se tratavam de facto das ossadas de 2 Rapazes,de cerca de 10 e 12 anos de Idade.O crânio da Criança mais velha mostrava sinais de sufocação.Mas não havia pista da Identidade do assassino.
Este Caso continua,hoje,um Mistério...

Comentários

Mensagens populares