A Lenda da Caixa de Pandora

Uma das questões que têm atormentado o interesse dos homens ao longo da História é a criação do Mundo.Uns afirmam veemente que foi Deus,outros atavés de microorganismos da Terra(ou vindos do Universo)e ainda outros que foram Seres de outras Galáxias,mas os Gregos Antigos tinham a sua própria maneira de contar a História...

Eis uma das versões do Mito;

Zeus pôs fim à desordem na Natureza,separando a terra do mar e do céu,controlando melhor os rios da Terra e distribuindo-os,por montanhas e baías,criando vales,florestas e planícies.O ar tornou-se claro e as Estrelas foram aparecendo.Os peixes tomaram posse do Mar,os pássaros do ar e os quadrúpedes da Terra.
Mas é necessário um animal mais nobre e inteligente,e então cria-se o Homem. Prometeu toma um pouco da terra,onde mistura com um pouco do Céu,e molhando com um pouco de água,forma o Homem da lama,tornando-o á imagem dos Deuses,erecto,de modo que,ao contrário dos outros animais,o Homem é pudesse olhar para o Céu e ver as Estrelas.
Prometeu era um dos Titãs,uma Raça de gigantes que habitaram a Terra antes da criação do Homem.A ele e ao seu Irmão Epimeteu foi confiada a tarefa de fazer o Homem,e fornecê-lo,como a outros animais,com todos os poderes necessários para a sua preservação.Assim Epimeteu dava a diferentes Animais coragem,força,rapidez,sagacidade,garras e asas,etc...Mas quando chegou a hora de dar dons ao Homem,que tinha de ser superior a todos os outros animais,Epimeteu não tinha melhores recursos,dos que tinha dado aos outros Animais.
Prometeu,então,para remediar a situação,subiu ao Céu e,com a ajuda de Atena,acendeu uma tocha no carro do Sol,e deu o fogo aos Homens.Este Dom fez o Homem mais forte e inteligente do que todos os Animais.O fogo permitiu ao Homem fazer armas para derrotar os Animais e as ferramentas para cultivar a Terra,poderia aquecer a sua Casa para se tornar independente do Clima e,finalmente,apresenta as Artes e da moeda,o que significa Comércio.
A Mulher ainda não havia sido estabelecida.Diz a Lenda que Zeus fez a Mulher e mandou-a a Prometeu e ao seu Irmão,para puni-los por roubar o fogo Sagrado... e também para punir o Homem.
Pandora foi a primeira Mulher.Foi feita no céu e todos os Deuses contribuiram com alguma coisa para melhorá-la.Afrodite deu-lhe a beleza,Hermes a persuasão,Apolo o dom da Música,etc...Assim dotada,Pandora foi trazida à Terra e oferecida a Epimeteu, que aceitou alegremente,apesar dos temores do seu Irmão,que não confiava em Zeus.
Epimeteu tinha na sua casa um quarto onde guardava alguns itens que guardava Secretamente,incluindo uma caixa.Pandora ficou muito curiosa para saber o conteúdo da caixa,e um dia quebrou o selo e abriu a tampa para olhar para dentro.Ao abrir a caixa escapa-se dela uma multidão de pragas que atormentam os Homens,como a gota,reumatismo,entre outras doenças...Também escapam a inveja,a raiva,a vingança,guerra entres outros grandes males que foram distribuídos por toda parte.
Pandora apressa-se a fechar a caixa,mas era tarde demais,todo o conteúdo da caixa tinha escapado,com excepção de algo que estava no fundo,que era a Esperança.Desde então enfrentamos todos os males,mas sempre com um pouco de Esperança(Seja Religiosa ou não)e com isso nenhum mal nos pode derrotar completamente.

A outra versão desta História é que Pandora foi enviada por Zeus aos Homens como um sinal de Bênção.Como presente de Casamento,os Deuses doaram-lhe a caixa,dizendo-lhe para nunca a abrir,mas,acidentalmente abriu-se a caixa de Pandora e todos os bens escaparam,menos a Esperança.
O Mito de Pandora tem muito de Eva e do fruto Proibido,não acham??
A verdade é que todos os Mitos estão interligados nas diversas Religiões Mundiais,de um modo ou de outro e surpreendentemente(ou não...)confirmamos que todas as Religiões têm os mesmos ideais,apenas com algumas diferenças nos pontos de vistas...

Comentários

Mensagens populares