O Surpreendente Lago Baikal...

Irkutsk Tmo 2009110
O Lago Baikal, na Sibéria Meridional é único em muitos aspectos. É o mais Antigo,o maior e mais profundo Lago de Água doce da Terra.Muitas das espécies de peixes que se desenvolvem nas suas Águas não podem ser encontradas em nenhum outro lugar na Terra. 
Como  a sua cobertura de gelo normalmente dura até Junho, os Astronautas da Estação Espacial Internacional ficaram alarmados ao ver uma grande área circular de gelo diluído perto do extremo sul do Lago em Abril de 2009. Para sua surpresa, havia também uma outra característica acima de uma Cordilheira Submarina, que divide o Lago.
Embora a origem dos círculos seja um Mistério, o padrão distinto sugeriria que Águas mais quentes eram trazidos para a Superfície, mas a actividade Hidrotermal nunca foi observada sobre a Água muito profunda na ponta Sul do Lago.
Mas vamos lá ver ao pormenor,porque este Lago é tão importante para a Ciência...
O Lago Baikal tem 31,494 km quadrados;650 km de comprimento e entre 29 e 80 de largura) e tão profundo(1.637 metros, mesmo se todos os sedimentos fossem extraídos chegaria a 9 km) contendo 20 por cento da Água doce não congelada, isto é, simplificando, a Água doce do Planeta.
Sim, você leu certo,este Lago é o lar de quase um quarto das reservas de Água doce do Mundo.
O Lago Baikal é o Lago mais Antigo conhecido,tem 25 milhões de anos. Durante séculos,foi um lugar considerado Sagrado pelos Asiáticos, e ainda sobrevivem em torno do Lago partes de edifícios Rituais das Tribos que peregrinavam a Baikal para investir-se da sua energia. Mesmo hoje as suas Águas, ricas em Oxigénio e com pouca presença de Sais Minerais, são utilizados para alguns tratamentos Médicos .
Embora as condições meteorológicas sejam um pouco extremo (no Inverno chegar até 45 graus abaixo de zero),o Lago Baikal é também um refúgio para a Fauna e Flora. Além de espécies endémicas, como as Focas e o Esturjão, o Peixe Golomjanka e o Caranguejo Epishura (um Animal minúsculo, cujo papel é fundamental na cadeia alimentar, que filtra a Água através do seu corpo), você pode deliciar-se com uma biodiversidade extraordinária; 1.600 tipos de Animais e 800 Plantas  foram catalogadas até agora.
Não é de admirar, então, que o significado da palavra Baikal, a partir da linguagem Turka, significa "Lago Rico": "Bai", rico; "Kul"Lago . Portanto, o Baikal é também conhecido como "A Galapagos Russa"; também como "O Olho Azul da Sibéria" e "Pérola da Ásia".
No fundo do Lago existe uma Pirâmide de aço inoxidável com o escudo da Rússia. Um Símbolo da primeira missão que conseguiu chegar ao fundo em 29 de Julho de 2008, com os Submarinos Russos Mir-1 e Mir-2.

Comentários

Mensagens populares