A Lenda de Tróia

A Guerra de Tróia pode ter sido um grande conflito bélico entre Gregos e Troianos, possivelmente ocorrido entre 1300 a.C. e 1200 a.C. (fim da Idade do Bronze no Mediterrâneo). Segundo o poeta-épico, Homero, a Guerra foi motivada pelo rapto de Helena, Rainha de Esparta, por Páris, Príncipe de Tróia.
Tróia é hoje o nome de um sítio Arqueológico em Hissarlik, na Anatólia, próximo à costa em que está hoje a província Turca de Çanakkale, a Sudoeste do Monte Ida.
Uma nova Cidade foi fundada no sítio no Reinado do Imperador Romano Augusto. Floresceu até o estabelecimento de Constantinopla, e declinou gradualmente durante os tempos Bizantinos.
Nos anos 1870 o Arqueólogo Alemão Heinrich Schliemann escavou a área. As escavações revelaram várias Cidades construídas em sucessão umas sobre as outras. Uma das cidades (Tróia VII) é frequentemente identificada como a Tróia Homérica.

A Troia Lendária;

De acordo com a Mitologia Grega, os Troianos foram os Antigos Cidadãos de Tróia na Anatólia (actual Turquia). (Embora parte da Ásia, Tróia é apresentada na Lenda como parte da Cultura Grega de Cidades-Estados.) Tróia era conhecida por seus ricos ganhos do comércio portuário com o Leste e o Oeste, roupas pomposas, produção de ferro e massivas muralhas de defesa.
O domínio Troiano na Anatólia foi trocada pela Dinastia Heracleida em Sardes que governou por 505 anos até a época de Candaules. Os JJónicos, Cimérios, Frígios, Milésios de Sinop e Lídios deslocaram-se dentro da Anatólia. Os Persas invadiram-na em 546 a.C..
Alguns Troianos famosos foram: Dardano (Fundador de Tróia), Laomedonte, Ganímedes, Príamo, Páris, Heitor, Enéias, Teucro, Esaco, Enone, Titono, Memnon.
Reza a Lenda que Helena era a mulher mais bela do Mundo,esposa de Menelau, Rei de Esparta, que a conquistara disputando contra vários outros Reis pretendentes com a ajuda de Ulisses (Odisseu) Rei de ítaca e Agamênon Rei supremo de Micenas e de toda a Grécia, tendo todos jurado lealdade ao marido de Helena e sempre protegê-la, qualquer que fosse o vencedor da disputa.
Quando Páris foi a Esparta em missão diplomática, apaixonou-se por Helena e ambos fugiram para Tróia, enfurecendo Menelau. Este foi pedir ajuda a seu irmão que a conselho de Nestor(rRei de Pilos), um de seus conselheiros, apelou aos antigos pretendentes de Helena, lembrando o juramento que haviam feito. Agamênon então assumiu o comando de um exército de mil navios e atravessou o mar Egeu para atacar Tróia sub o auxílio de Ulísses(que fingiu-se de louco para não ir a Guerra sabendo que se partisse passaria 20 anos sem regressar ao seu Reino), levando consigo grandes Guerreiros como Aquiles, Ajax, o pequeno Ajax, Diomedes, Idomeneu entre outros. As naus Gregas desembarcaram na praia próxima a Tróia e iniciaram um cerco que iria durar dez anos e custaria a vida a muitos Heróis de ambos os lados. Dois dos mais notáveis Heróis que  perderem a vida na Guerra de Tróia foram Heitor,irmão mais velho de Páris(que foi morto por Aquiles por vingança por ter este,ter morto o seu amante Pátroclo) e Aquiles.
Mas finalmente, a cidade foi tomada graças ao artifício concebido por Odisseu (Ulisses): fingindo terem desistido da Guerra, os Gregos embarcaram nos seus Navios, deixando na praia um enorme Cavalo de madeira, que os Troianos decidiram levar para o interior da sua Cidade, como símbolo de sua vitória, apesar das advertências de Cassandra. À noite, quando todos dormiam, os Soldados Gregos, que se escondiam dentro da estrutura oca de madeira do Cavalo, saíram e abriram os portões para que todo o Exército (cujos Navios haviam retornado, secretamente, à praia), invadisse a Cidade.
Apanhados de surpresa, os Troianos foram vencidos e a Cidade incendiada. As mulheres (inclusive a Raínha Hécuba, a Princesa Cassandra e Andrômaca, Viúva do Principe Heitor) foram escravizadas. O Rei Príamo e a maioria dos homens foram mortos (um dos poucos sobreviventes foi Enéas, Príncipe de Lirnesso que fugiu de Troia carregado o seu pai Anquises, já idoso, sobre os ombros).
E assim, Menelau recuperou a sua Esposa, Helena (tendo matado Deifobo, com quem ela se casara, após a Morte de Páris), e levou-a de volta a Esparta. Agamênon foi morto por sua Esposa que lhe roubou o Trono e Odisseu como Profetizado,passou com o fim da Guerra(que durou dez anos) mais dez anos vagando pelo mar, até chegar a Ítaca vestido de mendigo para provar a fidelidade de Penélope sua Esposa, que estava cheia de Pretendentes ao casamento e consequentemente ao Trono, porém ela os enganara durante 20 anos até o retorno de seu Marido que ao descobrir tudo o que se passou na sua ausência, matou seu Inimigos com a ajuda do seu Filho.

Comentários

Mensagens populares