A Senhora do Mali

O Djalon,uma base enorme de blocos de arenito,é uma das quatro Regiões que dividem a Guiné-Conacri,os outros três ficam à beira-mar(uma das quais que hospeda a Capital Conakry),e as outras são Planícies ao Norte e Colinas a Sudeste,um País com uma área um pouco maior que a Grã-Bretanha.É uma Região de Clima relativamente frio, onde a Precipitação é elevada na Floresta,inevitavelmente,reivindicando as suas áreas danificadas com os vestígios do Colonialismo e dos Tempos Modernos, onde as estradas de acesso,incentivam a circulação de Passageiros,a penetração da Agricultura e a Exploração madeireira que ,gradualmente,reduzem a densidade da Floresta na Região.
O Djalon era o local do Povo do Mali,conhecida informalmente como Villa Mali Mali Ville-ou-para evitar confusão com o País vizinho com o mesmo Nome. Este é o último ponto de paragem antes de chegar ao nosso destino final,uma valiosa base de operações para os caminhantes de todo o Mundo que se dedicam a Explorar e desfrutar das belezas da Natureza e da bela Paisagem circundante.
Uma vez instalados no acolhedor Mali Ville,na coroa do vasto planalto do Djalon,a cerca de 590 kms. de Conakry,retomamos a nossa viagem de curta distância;sete km. ao Norte dessa população ,aguarda-nos o alto Monte Loura (ou Tamgué)superior a 1500 metros que imediatamente se percebe á distância.
E a poucos km do Monte,descemos do nosso transporte rústico,e começamos a nossa viagem a pé com curvas de um caminho sinuoso,mas,de repente, vislumbramos na encosta íngreme,uma silhueta inconfundível surgida a partir da rocha(que foi o motivo desta viagem,por meia Guiné);a Senhora,a Rainha,a Deusa,a misteriosa "Senhora do Mali"... Finalmente estamos literalmente a seus pés!!!
É uma visão emocionante,inesquecível;de beleza e majestade serena,mostrando-nos o perfil do seu rosto,com o corpo envolto numa espécie de manto real...
É esculpida em alto-relevo sobre a superfície limpa de uma parede de granito com a cabeça,precisamente detalhada,cobrindo cerca de 25 metros.Mas é evidente o "fracasso" com o resto do corpo,que mostra-nos cada vez menos detalhes.
Segundo a Lenda local,a Senhora foi uma Mulher infiel a quem Deus condenou, transformando-a numa estátua após trair o Marido...algo que parece altamente improvável dado o orgulho e a atitude Regea ...
Muitas perguntas se formulam...
Deusa?Rainha?Qual a origem desta maravilhosa Mulher cujas características,Indo-Europeias na aparência,são tão diferente dos Grupos étnicos que caracterizam a Região?
Quando teria sido esculpida e porquê?
Muitas perguntas e poucas respostas!!!!

Comentários

Mensagens populares