Os Dois Calendários Astecas

Assim como outros Povos vizinhos da Mesoamérica, os Astecas possuíam uma forma de contar os Dias. Semelhante ao Calendário Maia, que possuía dois sistemas de contagem que se interagiam, o Calendário Asteca regia de forma parecida relativa a ordem dos Dias.
Os dois Calendários Astecas foram; "Tonalpohualli" – que assemelha-se com o "Tzolkin", e o "Xiuhpohualli", que seria uma espécie de "Haab" (ou vice-versa).

O "Tonalpohualli", que na língua Nativa Asteca significava "Contagem dos Dias", é um Calendário de 260 Dias, que corresponde a um determinado período (geralmente seria um Ano), e que foi usado por muitos Povos da Mesoamérica, com destaque para os Astecas. Esse Calendário não é Solar e nem Lunar, mas sim composto de 20 "Trezenas" (ou um período de treze Dias). Cada "Trezena" era dedicada a uma Divindade e essa Divindade era responsável por aquele Período.

A origem do "Tonalpohualli" é Desconhecida devido a incertezas de Datas e dados que cercam as Culturas Mesoamericanas. Existem inúmeras Teorias acerca desse Calendário;

Que ele representa o ciclo de Venus; de que representa a Origem, o desenvolvimento e o fim da Raça Humana; e até mesmo a quantidade de Dias em que o Sol está no seu ponto máximo, iluminando as planícies Tropicais (que seria os dias entre; 12 / 13 de Agosto e 30 de Abril / 1 de Maio).
Outros Estudiosos dizem que o Tonalpohualli não é baseado em Fenomenos naturais, mas sim apenas nos números 20 e 13, que eram números importantes na Mesoamérica.

O Significado dos Dias (Em ordem de contagem);

1.Cipactli – Caiman (ou “Monstro Submarino” - Crocodilo)
2.Ehecatl – Vento
3.Calli – Casa
4.Cuetzpalin – Lagarto
5.Coatl – Cobra
6. Miquiztli – Morte
7.Mazatl – Cervo
8.Tochtli – Coelho
9.Atl– Água
10.Itzcuintli – Cachorro
11.Ozomahtli – Macaco
12.Malinalli – Relva
13. Acatl – Bambu
14.Ocelotl – Jaguar
15.Cuauhtli – Águia
16.Cozcacuauhtli – Falcão
17.Ollin – Terremoto (ou Movimento)
18.Tecpatl – Faca
19.Quiahuitl – Tempestade (Chuva)
20.Xochitl – Flor

A melhor maneira de entender o funcionamento do "Tonalpohualli" é imaginar duas engrenagens que se conectam. Uma gira com os Símbolos dos Dias (que são vinte) e a outra gira com os números (que são treze).
Na primeira roda, o primeiro dia é de Cipactli (Caiman - Crocodilo), sendo que o primeiro número da outra roda é 1. Sendo assim, a primeira data do Calendário é 1 Caiman. Conforme a roda gira, diferentes Símbolos dos Dias e números são alinhados. Por exemplo, o segundo Dia seria 2 Ehecatl (ou Dois Vento – traduzido do "Nahuatl"), o terceiro 3 Calli (Três Casa – traduzido do "Nahuatl") e assim por diante. Essa combinação continua até o décimo terceiro Dia – Acatl, que significa Bambu ou junco. Quando o 13 Bambu acontece, os números chegam ao final e voltam a contagem inicial, o 1. Entretanto, os Dias não terminaram, sendo que o próximo símbolo representativo seria o Ocelotl – o Jaguar. Como resultado, o próximo Dia, sucessor ao 13 Bambu seria o 1 Jaguar, correspondendo ao décimo quarto Dia do Calendário. Interessante, não? Esse processo se repetiria até que todas as combinações fossem realizadas, ou seja, terminaria num Ano de 260 Dias, voltando ao retorno, ao 1 Caiman.

Cada significado de Dia,é regido por um Deus e cada número também é regido por algum outro Deus. O Regente dos números (Deus relacionado ao número do Dia), é conhecido também como o Senhor do Dia. Em contrapartida, existem nove Senhores da Noite, que regem as horas escuras desses Dias. Completando o Simbolismo, treze pássaros representam os ciclos dos Dias. Ao final dessa combinação temos um resultado do que o Dia actual representa, no que ele é promissor e no que ele é desfavorável.
Um exemplo;

"Tezcatlipoca" rege o dia 4 Bambu. "Tonatiuh" é o Deus relacionado ao número 4 (portanto ele é o Senhor do Dia). O quarto pássaro do dia é a "Quail" (codorna) e "Centeotl" é o Senhor da Noite.
 
O Calendario Xiuhpohualli;

O "Xiuhpohualli" (conhecido também como "A Pedra do Sol"), que também foi um Calendário adoptado pelos Astecas, como já foi dito anteriormente, era composto por 365 dias. Foi utilizado também por Civilizações anteriores, no Pré-Clássico.

Interligado com o "Tonalpohualli", para formar o “Calendário Circular” (com ciclos de 52 anos) é chamado por alguns Estudiosos de “Ano Vago”, é considerado o Calendário Solar Asteca.
Foi dividido em dezoito Meses (ou Períodos) de vinte Dias cada, chamados "Vintenas", e acrescentado cinco Dias ao seu final, dedicados a extrema meditação.
Os Anos Astecas eram nomeados de acordo com o Nome do último Dia do décimo oitavo Mês de acordo com o ducentésimo sexagésimo Dia do Calendário "Tonalpohualli". A cada ciclo que esses Calendários completavam juntos (cada ciclo era considerado como sendo quatro Períodos de treze Anos, onde atingiam a mesma data), era realizada uma Cerimonia chamada “Cerimonia do Novo Fogo”.
O Calendário "Xiuhpohualli" tinha uma importante ligação com as práticas Agrícolas dos Astecas e obtinha um importante papel na Religião também, onde cada “Mês” possuía seus Festivais Religiosos.

Os “Meses” (que eram "Vintenas") do Calendário Solar Asteca eram chamados (em sequência);

1. Izcalli
2. Atlcahualo ou Xilomanaliztli
3. Tlacaxipehualiztli
4. Tozoztontli
5. Hueytozoztli
6. Toxcatl ou Tepopochtli
7. Etzalcualiztli
8. Tecuilhuitontli
9. Hueytecuilhuitl
10. Tlaxochimaco ou Miccailhuitontli
11. Xocotlhuetzi ou Hueymiccailhuitl
12. Ochpaniztli
13. Teotleco ou Pachtontli
14. Tepeilhiuitl ou Hueypachtli
15. Quecholli
16. Panquetzaliztli
17. Atemoztli
18. Tititl

Apesar do "Tonalpohualli" e do "Xiuhpohualli" correrem separadamente, os Anos Solares determinam o Nome da Data no Calendário "Tonalpohualli" em que o primeiro Dia do Ano cairá. Para essas Datas, existem apenas quatro significados; Casa – Ano para o Oeste, Coelho – Ano para o Sul, Bambu – Ano para o Leste e Faca – Ano para o Norte.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares