Pequenas Curiosidades Sobre os Celtas...

Image and video hosting by TinyPic
Desde 750 aC a 12 aC, os Celtas eram o Povo mais poderoso da Europa Central e Norte.Segundo historiadores, a terra de origem dos Celtas era uma região da Áustria, perto do Sul da Alemanha.
Onda após onda, eles se espalharam-se para fora,tomando a França, a Bélgica, e cruzando a Bretanha.
Houve muitas Tribos Celtas, falando uma língua vagamente comum. 
Celta vem do grego," Keltoi",que significa Bárbaros e provavelmente se pronuncia como "Kelt". Celtas é um termo não utilizado até o dia 18 sec. dos Romanos.Os Romanos chamavam essas pessoas  de Bretões.
A Idade do Ferro Celta terminou em 43 AD (43 anos depois que Jesus nasceu)...
A bravura dos Celtas em batalha é lendária. Eles desprezavam com frequência as armaduras de batalha, indo para o combate de corpo nu. 
Os homens e as mulheres na sociedade Celta eram iguais; a igualdade de cargos e desempenhos eram considerados iguais em termos de sexos. As mulheres tinham uma condição social igual á dos homens sendo muitas vezes excelentes guerreiras, mercadoras e governantes,muito ao estilo de Boudica,que já aqui falei...
Os Celtas transmitiram a sua cultura oralmente, nunca escrevendo a sua história ou os seus fatos. Isto explica a extrema falta de conhecimento quanto aos seus contactos com as civilizações clássicas de Grécia e Roma. Os Celtas eram na generalidade bem instruídos, particularmente no que diz respeito á religião, filosofia, geografia e astronomia.
Para a Cultura Celta o ano era dividido em quatro períodos de três Meses em cujo início de cada um havia uma grande cerimonia:

Imbolc - celebrado em 1 de Fevereiro, é associado à Deusa Brigit, a Mãe-Deusa protectora da Mulher e do Nascimento das Crianças.

Beltane - celebrada em 1 de Maio. (também chamado de Beltine, Beltain, Beal-tine, Beltan, Bel-tien e Beltein) Significa "Brilho do Fogo". Esta Cerimonia,é marcada por milhares de fogueiras.

Lughnasadh - (também conhecido como Lammas), dedicado ao Deus lugh, celebrado em 1 de Agosto.

Samhain - a mais importante das Cerimonias, celebrada em 1 de Novembro. Hoje associada com o Hallows Day, celebrado na noite anterior ao Halloween.
Basicamente a doutrina Céltica enfatizava a Terra e a Deusa Mãe enquanto que os Druidas mencionavam diversos Deuses ligados às formas de expressão da Natureza; eles enfatizavam igualmente o Mar e o Céu e acreditavam na Imortalidade da Alma, que chegava ao aperfeiçoamento através das Reencarnações.
Image and video hosting by TinyPic

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares