A Rainha Guerreira Zenobia

Zenobia(Século III d.C.) era Mulher Brilhante e Ambiciosa, cujo Nome Verdadeiro era Septimia Bat Zabbai, nasceu em Palmira, Cidade do Deserto localizada na actual Síria, Filha de um Rico Mercador Arabe.A sua Campanha Militar para fazer de Palmira uma Cidade suprema na Região Oriental do Império Romano fez dela uma Heroína na sua Epoca.
A Rica Cidade de Palmira estava Localizada no cruzamento vital das Rotas de Caravanas entre Roma e a Pérsia. O Marido de Zenóbia, Odonato (Morto em 266 d.C.), Governou como Rei de Roma,depois que o Imperador Romano Valeriano foi Assassinado pelo Rei Sopor I,da Pérsia, em 260 d.C., Odainat, querendo aumentar a sua importância em Roma, subjugou a Pérsia. Zenóbia, que costumava Caçar Panteras e outros Animais com o seu Marido e costumava trocar a carruagem pelo seu Cavalo,acompanhou-o. Após a Morte de Odonato, ela resolveu estender suas Conquistas e fazer de Palmira um poder indiscutível na Região.
Em vez de Governar em Nome do seu Filho Vaballathus Athenodorus, Zenóbia subiu ao Trono e Declarou-se Rainha do Oriente. Em seguida, Atacou o Egipto enquanto os Exércitos de Roma lutavam contra uma Invasão Bárbara na Itália e, por volta de 269 d.C., quase todo o Egipto foi Derrotado pelo seu General Zabadas. Ela então, anexou a maior parte da Síria, e por volta de 270, já havia ampliado o seu Domínio à Ásia Menor, chegando até  Bitínia, no estreito de Bósforo. Zenóbia passou a controlar o Comércio que era vital para Roma, bem como as Rotas Comerciais da Abissínia, Arábia e Índia.

Declarando-se Independente de Roma, Zenóbia Governou um Império fundamentado na Tolerância, em vez da Perseguição. Estabeleceu relações cordiais com os Judeus em Alexandria e com Paulo, o Bispo Cristão de Antioquia.A sua Corte, durante o curto tempo em que prosperou, ficou conhecida pela distinção intelectual e pela exibição extravagante de Riqueza.

Ao assumir o poder em 270 d.C., o Imperador Lucius Domitius Aureliano (212-275? d.C.) reconheceu a Ameaça que Zenóbia representava para a Unidade do Império Romano.Num ano, ele conseguiu Reconquistar o Egipto e a Ásia Menor e sitiar Palmira. Zenóbia e o seu Filho fugiram da Cidade, mas foram Capturados enquanto embarcavam num Barco no Eufrates, a caminho da Pérsia, onde buscariam apoio. Após desfilar com ela pelas Ruas de Roma,acorrentada a cadeias de ouro, como Símbolo da sua Conquista, Aureliano Libertou-a. Mais tarde, Zenóbia Casou-se com um Senador Romano e  recolheu-se, cercada de muito Luxo, a uma Vila em Tibur, actual Tívoli na Itália, onde abriu um Elegante Salão.
"Ela tinha pele morena . . . Seus dentes eram brancos como Pérolas, e os seus grandes olhos negros brilhavam como Fogo, suavizados pelo mais Atraente Encanto.A sua voz era forte e Harmoniosa. O entendimento brioso dela era fortalecido e adornado pelo Estudo. Não Desconhecia o Latim, mas era igualmente perfeita nas Línguas Grega, Siríaca e Egípcia." 

Foi assim que o Historiador Edward Gibbon louvou Zenóbia, a Rainha Guerreira da Cidade Síria de Palmira.
Pouco antes de sua Morte, em 275 d.C., Aureliano foi obrigado a voltar a Palmira para conter outra Insurreição. Dessa vez, a Cidade foi Saqueada e a sua Civilização Desapareceu nas areias do Deserto.

Comentários

Mensagens populares