O Forte das Berlengas


O "Forte São João Baptista das Berlengas", ou simplesmente o Forte das Berlengas, Localiza-se na Ilha da "Berlenga Grande", no Arquipélago das Berlengas, integrando o conjunto defensivo de Peniche, na sub-região do Oeste, em Portugal.

Um Pouco da Sua Historia;

A ocupação Humana da Berlenga Grande,a unica que é Habitável, remonta à Antiguidade, sendo assinalada como ilha de Saturno pelos Geógrafos Romanos. Posteriormente foi visitada pelos  Navegadores Muçulmanos, Vikings, Corsários Franceses e Ingleses.
Em 1513, com o apoio da Rainha D. Leonor, Monges da Ordem de São Jerónimo estabeleceram-se aí com o propósito de oferecer auxílio à Navegação e às Vítimas dos frequentes Naufrágios naquela parte da nossa Costa , assolada por Corsários, fundando o "Mosteiro da Misericórdia da Berlenga", no local onde, desde 1953, se ergue um Restaurante. Entretanto, a escassez de Alimentos, as Doenças e os constantes Assaltos dos Piratas e Corsários Marroquinos, Argelinos, Ingleses e Franceses, tornaram impossível a Vida de retiro dos Frades, muitas vezes incomunicáveis devido à inclemência do Mar.
 
No contexto da Guerra da Restauração, sob o Governo de D. João IV (1640-1656), o Conselho de Guerra determinou a Demolição das Ruínas do Mosteiro Abandonado e a utilização das suas pedras na Construção de uma Fortificação para a Defesa daquele ponto estratégico do Litoral. Embora se ignore a Data em que as Obras foram iniciadas, já em 1655, quando ainda em Construção, Resistiu com Sucesso ao seu primeiro Assalto, ao ser Bombardeada por três Embarcações de Bandeira Turca.
Em 1666, no contexto da tentativa de Rapto da Princesa Francesa Maria Francisca Isabel de Saboia, Noiva do nosso Afonso VI (1656-67), uma Esquadra Espanhola integrada por 15 Embarcações intentou a Conquista do Forte, Defendido por um efectivo de pouco mais de duas Dezenas de Soldados sob o Comando do Cabo Antonio Avelar Pessoa. Numa operação combinada de Bombardeio Naval e Desembarque Terrestre os Atacantes perderam, em apenas dois Dias, 400 Soldados em Terra e 100 nos Navios (contra um Morto e quatro Feridos dos nossos Defensores), sendo Afundada a Nau "Covadonga" e sériamente avariadas outras duas, afundadas no Regresso a Cádiz.
Traída por um Desertor, sem mais Munição e Mantimentos, a Praça finalmente Rendeu-se perdendo nove das peças da sua Artilharia Capturadas pelos Invasores.
 
No Tempo da Guerra Peninsular foi utilizada, como base de apoio pelas Forças Inglesas, numa Campanha de Guerrilha na qual colaborou activamente a População de Peniche.
Posteriormente sofreu obras de Restauração, com a Reedificação da Capela no seu interior.
Durante a Guerra Civil Portuguesa (1828-1834), a Fortaleza encontrava-se em mãos dos Partidários de Miguel I ,de Portugal (1828-1834). Com a deficiência de Artilharia,não resistiram diante do Assalto dos Liberais que a utilizaram como Base para o Assalto a Cidade de Peniche, reduto dos Miguelistas.
Sem maior valor Militar, diante da Evolução dos meios Bélicos no Século XIX, foi Desartilhada (1847) e Abandonada passando a ser utilizada como Base de apoio para a Pesca Comercial.
Em meados do Século XX foi parcialmente Restaurada e aberta ao Turismo adaptada como Pousada. Actualmente funciona apenas como Casa-Abrigo, sob a gestão da Associação dos Amigos das Berlengas.

O forte de planta no formato de um Polígono Heptagonal irregular. No terrapleno, pelo lado voltado para a Ilha, apresenta a Edificação principal com dois pavimentos, com doze Compartimentos onde funcionavam as Dependências de Serviço (Casa do Comando, Quartéis de Tropas, Armazéns, Cozinha e outros...) e mais oito Compartimentos inscritos no interior das Muralhas. Um Corredor sem Iluminação dá acesso internamente aos vários pontos da estrutura.
Voltadas para o Mar rasgam-se onze Canhoneiras.

Comentários

Mensagens populares