quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Galiza...a Terra dos Celtas....

Fervenza-do-Ezaro-Iluminada-durante-o-pasado-San-X  
O nome da Galiza , como os nomes Galés, Galia, Galiza, Galos, Galatia, Galates, Gaélico, Gaeles, Galego, Galaico ... têm todos a raiz Gal- que o Povo Romano usava para nomear a um Povo Indo-Europeu da Europa central, os Celtas. Os Celtas tinham vários linguagens semelhantes e eram uma variação duma linguagem comum o velho Goidelico ; o Gaélico os Gaélicos - Irlandeses e Escoceses - , o Galaico os Galegos, o Galés os Galeses, o Galo os Galos, ... Todos esses Povos tinham o mesmo ponto de vista Religioso e a mesma cultura Céltica . Os Gregos foram os primeiros a conhecer, depois os Romanos, que os nomearam Keltoi ( escondidos, longe, ... ), palavra que Latinizada deu origem às palavras Celta e Céltico. Da sua origem etimológica o nome de Galegos , quer dizer Celtas.

Nas primeiras referências aos primeiros moradores históricos da Galiza feitas pelos Historiadores Gregos já falavam dos Celtas;Herodoto , em 425 a.C., nas suas Historias, livro 2, diz;
Gal
"Os Celtas ficam mais ala das Colunas de Hércules, perto dos Cinetos ( no Algarve de hoje, no Sul de Portugal ) que moram ao mais Oeste de todos os povos da Europa" . Uma clara referência á Galiza além do Douro, ao Norte, ao Finisterre Céltico.

Estrabo no século I a.C. , na sua Geografia, já fala na sua descrição da Galiza, das Tribos Keltoi, dos Artabros, ... Hoje se acham na Galiza nomes da toponímia, eidos, rios, montes, ... que ainda levam, quase na forma original do Goidélico Galaico, os nomes Célticos que os antepassados dos Galegos de hoje deram-lhe. E seria possível , a partir destas informações muito bem conservadas nos nomes Galegos da Galiza, reconstruir um pouco da Língua Galaica, como os Franceses fizeram com o Galo.

Em duas inscrições achadas em Sobreira, perto do Porto, aparece a versão latinizada do nome da Deusa Mãe dos Celtas, Calleac ( Galeg ), como "Calaic-ia" . O que é uma confirmação do grande respeito que os Celtas Galegos tinham pela a Deusa Mãe ...

A Trindade Céltica; Calec-a , Brig-a e Baad-e , respectivamente a Deusa Mãe, a Deusa da Fertilidade e a Deusa da Guerra, que como afirmam os Druidas é uma só pessoa, ideia levada ao Cristianismo pelo Galego Priscilam, se acha lembrada na Galiza pelo Culto importante, e sem igual noutro povo com exceção da Irlanda e da Bretanha, no Culto á Virgem. Não há um caso de Terra Galega que nãoligue a Deusa Mãe á forma da Virgem.
Galiza
Os povos Celtas, ainda hoje, são Povos que têm um fundo sentimento da Religião, para que as coisas Naturais e Sobrenaturais se misturam muito fácilmente.O Povo Galego, é testemunha desta profunda Religiosidade dos Celtas...
Ainda hoje acha-se na Tradição e na Toponímia dos sete Países Celtas, Irlanda,Bretanha, Galícia,Ilha de Man, Escócia, Gales e Inglaterra , nomes com referências aos Deuses comuns ; Briga, Lugo, Baade, Bel, Lir, .... que testemunham os Antigos Cultos dos Celtas.

Sem comentários:

Enviar um comentário