As Verdadeiras Origens do Natal

O Natal é uma das festas mais populares no Ocidente, a tal modo, que mesmo sendo uma festa supostamente cristã, praticamente todas as pessoas a celebram de algum modo. Porém sua História é pouco compreendida.

É espalhado muita vezes o mito que 25 de Dezembro seria o nascimento de dezenas de Divindades, Egípcias, Persas, Gregas etc. Isso além de mentira é ilógico, uma vez que “Dezembro” faz parte do calendário Romano e não faria sentido um Divindade Egípcia, por exemplo, criada antes mesmo de Roma existir, ser cultuada em tal data. 
Entretanto é verdade que nesta data (e na verdade num período desde o dia 20 a 25) Festas ao Deus Saturno (Poseidon) e ao Sol Invictus eram feitas.

No entanto isso não encerra o assunto: Diferente do que muitos pensam, os Cristãos já celebravam o Natal nessa data muito antes do Cristianismo ser Religião oficial em Roma. Segundo mostra muitas fontes históricas, como o “Comentário de Daniel” de Hipólito (século 2),muitos Cristãos já acreditavam e celebravam o Nascimento de Cristo em 25 de Dezembro ou por volta dessa data. Isso baseado em cálculos a partir da narrativa bíblica que diz que Isabel (irmã de Maria) ficou grávida por volta da data da propiciação e quando estava de 6 meses se encontrou com Maria já grávida de Jesus.
Mas também outras fontes apresentavam Março, Outubro e outras datas, mas a maioria apresentam algo próximo de Dezembro. 
O importante é saber que antes mesmo de qualquer articulação Política os Cristãos já celebravam o Natal, não é um data exata, pois cada região tinha sua interpretação, mas celebravam.

Bem, mas como todos sabem, quando Constantino se tornou Imperador, ele impôs 25 de Dezembro como data oficial, substituindo as Festas Pagãs pela Cristã, para provar a superioridade da mesma. 
Para muitos, isso foi um erro, um ato herético.
Entretanto, a própria Bíblia revela que os Judeus muitos antes fizeram algo semelhante: Segundo o livro de Ester, no Reinado de “Assuero” (supostamente Xerxes I), foi decretado pelo grão-vizir a morte de todos osJudeus na data de uma Festividade Pagã, porém os Judeus se armaram e com ajuda de Ester e Mardoqueu conseguiram derrotar os seus agressores e passaram a celebrar o seu livramento na data antes imposta seu fim, ou seja, numa data Pagã.

Resumindo, a Celebração do Nascimento de Jesus é uma prática desde os primórdios da Cristandade e oficialização da data teve inúmeras influências, não meramente uma data autoimposta para converter Pagãos. 
Evidentemente, alguns Símbolos Pagãos foram adicionados a ela, como a árvore, mas isto é outro assunto...



Comentários

Mensagens populares