Porque Entraram os Os Portugueses na Primeira Guerra Mundial.
Em Setembro de 1914 tinham sido enviadas as primeiras tropas para África onde as esperariam uma série de derrotas perante os Alemães, na fronteira do Sul de Angola com o Sudoeste Africano Alemão e na fronteira Norte de Moçambique com a África Oriental Alemã.
No entanto, o principal oponente à entrada de Portugal na Primeira Guerra Mundial foi a Inglaterra,já que tinham feito um acordo secreto entre Britânicos e Alemães em 1898,para nos tirarem essa Colónias(com velhos Aliados/Amigos assim...quem precisa de inimigos?) . No entanto até essa altura Portugal era neutro.
O corpo liderado pelo General Fernando Tamagnini chegou à Bretanha em Fevereiro de 1917, estava estacionado em Aire-sur-la-Lys no Pas de Calais e anexado ao 11º Corpo do 1º Exército Britânico sob o comando do Comandante-em-Chefe General Henry Horne. Em Outubro de 1917, o Corpo Português consistia em cerca de 56.500 soldados.
Em Novembro de 1917, o General Horne colocou os Portugueses a defender a linha de frente de 11 km de largura, de Laventie a Festubert, na parte Francesa da Flandres. A Sede Portuguesa foi montada em Saint-Venant. A área a ser defendida,era uma planície entre Leie e La Bassée, era muito humida e enlameada e os Soldados acharam muito difícil se acostumar com o clima rigoroso no Inverno de 1917/18.
O envio de novas tropas de Portugal para a Flandres tornou-se cada vez mais difícil, com a entrada dos Estados Unidos nos Estados Unidos em Abril de 1917, quando a Grã-Bretanha usou toda a sua Frota para transportar Soldados Americanos,não tendo nenhum para os Soldados Nacionais.
Quando a Batalha em Leie começou em 9 de Abril de 1918 , as duas divisões ocupadas e mal administradas dos Portugueses tiveram que enfrentar cerca de 10 divisões alemãs em três linhas.
Em muitos documentários,especialmente da History Channel,os Soldados Alemães afirmaram,com admiração, que os Soldados Portugueses,apesar de estarem tão mal preparados,terem sido surpreendidos e serem em grande minoria,eram; "Duros de Roer".
Comentários
Enviar um comentário