O Mistério do Lago Anjikuni
Até hoje as autoridades canadenses não foram capazes de resolver este enigma ou entrar em contacto com membros ou descendentes daquela tribo.É como se ela nunca tivesse existido.
O mistério surgiu em Novembro de 1930,quando um caçador de peles valiosas de nome Joe Labelle entrou,caminhando pela neve,na familiar vila de barracas, completamente deserta.Apenas duas semanas antes,a última vez em que Labelle estivera lá, a vila era um assentamento agitado e cheio de vida,com crianças correndo e fazendo algazarra,velhas carregando roupas, homens carregando madeira e conversando nos alpendres.
Agora ao invés das amigáveis saudações de acolhimento,Labelle foi recebido por um silêncio pesado.Sem encontrar viva alma,o caçador procurou desesperadamente por pistas que o levassem a explicar a situação.Absolutamente em vão!!!Os caiaques dos esquimós continuavam ancorados como de costume,as suas casas guardavam os artigos essenciais dos habitantes da vila: seus tapetes e armas.Nas fogueiras apagadas do acampamento,encontravam-se os familiares potes de cozido de carne de caribus (cervo congelados,que consistiam no prato rotineiro da tribo.
Tudo estava no lugar certo, com excepção das pessoas.Era como se a comunidade inteira de duas mil pessoas tivesse deixado subitamente as suas casas no meio de um dia normal.Mas havia outro detalhe directamente relacionado à sua ausência : Labelle verificou, profundamente estarrecido, que não havia rastros no chão indicando que as pessoas saíram do acampamento.
Em primeiro lugar,descobriram que os esquimós não levaram os seus trenós puxados por cachorros,como Joe Labelle afirmou de início.Além disso, as carcaças dos Huskies foram encontradas cobertas de neve acumulada pelo vento nas cercanias do acampamento.Eles morreram de inanição.Em segundo lugar,e em alguns aspectos o mais inacreditável, foi a descoberta de que as sepulturas dos ancestrais da tribo haviam sido profanadas e os restos mortais,removidos,ou seja,apenas os humanos,incluindo os mortos foram retirados da tribo. “Por quem e por quê, ninguém sabe”.
Esses dois factos deixaram as autoridades perplexas.Os esquimós não poderiam de maneira alguma ter viajado sem um dos seus meios de transporte típicos,os trenós ou os caiaques.E jamais deixariam seus fiéis servos caninos morrerem de uma forma tão lenta e dolorosa.
Mais de meio século depois,esse veredicto ainda é verdadeiro…
Comentários
Enviar um comentário