Castelo de Arouce

O Castelo de Arouce, fica localizado a cerca de 2 km da Lousã, no distrito de Coimbra,em Portugal. Encontra-se construído em posição dominante, no alto de um estreito contraforte da Serra da Lousã, no local onde outrora existia a povoação de Arouce. É contornado em três dos seus lados pelo rio Arouce,daí o seu Nome,mas é mais conhecido por Castelo da Lousã.
Este Castelo,é rodeado por uma belíssima paisagem de um verde intenso e terras sem fim. É um edifício grandioso, rodeado de Lendas contadas ao longo de várias Gerações.
Ele foi Moradia de Reis e de Princípes, sendo já Habitado no ano de 79 a.C., possuindo assim mais de 2000 anos de História.

A Sua História;

A pequena Povoação de Arouce, agora extinta, foi  uma povoação importante. Esse facto é confirmado por Documentos que remontam ao ano de 913.
Não se sabe exactamente em que ano foi construído o Castelo de Arouce, mas o mais provável é que a sua construção tenha ocorrido durante o século XI.
Mais tarde, em 1151, D. Afonso Henriques deu a Arouce um Foral, que viria a ser confirmado por D. Afonso II. Nesses Documentos pode ler-se que Arouce era nessa época uma Vila, ao passo que Lousã era apenas, uma Aldeia.
Em 1313, como consta de uma Carta de Doação passado por D. Dinis a favor de um dos seus Filhos Ilegítimos, João Afonso, estas distinção entre as duas Povoações, com proeminência para a Povoação de Arouce, ainda existia, sendo que aí são referidas descriminadamente a Vila de Arouce, Lousã e Azor.
No entanto, com o passar dos tempos, Lousã foi crescendo, a ponto de, quando D. Manuel I, Rei de Portugal, fez a reforma  do Foral em 1513, o Foral  foi atribuido apenas á Lousã. Nessa altura, a povoação de Arouce provavelmente já teria Desaparecido pois o Castelo  já era denominado de Castelo da Lousã.
Ao longo dos Séculos, tanto Arouce como Lousã foram testemunhas e vítimas das diversas Lutas que foram assolando a Região, tendo o Castelo de Arouce um papel preponderante em muitas dessas Lutas. Por exemplo, em 1064, Fernando Magno Reconquistou Coimbra aos Muçulmanos, trazendo a Fronteira da Reconquista Cristã definitivamente até ao amparo das Serras da Lousã e da Estrela. Assim, quando D. Afonso Henriques ocupou o Governo do Condado Portucalense, já as Terras de Arouce e o seu Castelo faziam parte desse Património.
Apesar de não existir Documentação que permita dizer com precisão quando foi Construído o Castelo de Arouce, existe uma Lenda local que dá a entender que a Construção deverá ter ocorrido ainda no tempo da Dominação Romana. Conta-se que, certo Chefe Mouro de Nome Arunce foi repelido dos seus Estados em Conimbriga por Inimigos que vinham do Mar. Assim, ele refugiou-se nesta zona da Serra da Lousã, dando o seu Nome à Localidade e edificando aí um Castelo onde pretendia resguardar a sua Filha Peralta, e também guardar os seus Tesouros. No entanto, muitos Historiadores não dão qualquer valor a esta Lenda e atribuem a Edificação do Castelo ao Conde Sesnando, em 1080, ano em que Fernando Magno lhe concedeu o Governo da vasta Circunscrição Conimbricense.

Comentários

Mensagens populares