Cleopatra II Soter

Cleópatra II Philometor Soter (185 aC - 116 aC ) era filha de Ptolemeu V Epifânio e de Cleópatra I , Casou-se (em 175 OU 174 aC ), apos a morte da sua mãe com o seu Irmão Ptolemeu VI Filometor .
Junto com o Marido e outro Irmão, Ptolemeu VIII, foi Regente do Egipto entre 171 e 164 aC . Segundo Eusébio de Cesareia , Ptolemeu VI e Ptolemeu VIII sempre se rivalizaram para tomar o Trono do outro,por 35 Anos.
Possivelmente teve três Filhos com Ptolemeu VI,dentre os quais  Cleópatra III e teve um Filho com Ptolemeu VIII, Ptolemeu Neos Filopator, assassinado pelo proprio pai.
Apos a morte do Seu esposo tornou-se em 145 aC Regente,durante a menoridade do seu Filho , Ptolemeu VII . Em 144 aC  casou-se com o Seu Irmão Ptolemeu VIII,que reinava na Cirenaica.Logo que se tornou Faraó do Egipto,ao entrar em Alexandria, assassinou os seguidores do seu sobrinho.
Ptolemeu VIII viria ainda a repudiar Cleópatra II ,casando-se com a sobrinha Cleópatra III . Ptolemeu VIII e Cleópatra III tiveram 2 Filhos, Ptolemeu IX Sóter II e Ptolemeu X Alexandre I.
Em 132 aC Cleópatra II organizou,junto com a População Judaica de Alexandria uma revolta contra Ptolemeu VIII, Que levaria à fuga do Faraó e da sua Esposa para a Ilha de Chipre em 130 aC .
No exílio, ao saber que as suas Estátuas no Egipto estavam sendo destruídas, Ptolemeu VIII executa um acto de represália contra Cleópatra II,sua Irmã e e ex-esposa,mandando matar o Filho de ambos, Ptolemeu  Neos Filopator, enviando os restos do corpo à Rainha no Dia do Seu Aniversário.

Ptolemeu conseguiria reconquistar Alexandria em 129 aC , Cleópatra II fugira para Antioquia ,onde foi protegida pelo seu genro Demétrio II Nicator .  
Cleópatra regressaria ao Egipto, tendo-se  reconciliado com a sua Filha Cleópatra e Ptolemeu VIII por volta de 124 aC . Até 116 a Rainha Governou o Egipto junto com Ptolemeu VIII e Cleópatra III.
Em 116 aC Ptolemeu Morre, deixando o Trono a Cleópatra III e Meses depois, faleceria Cleópatra II.

Comentários

Mensagens populares