Cleopatra IV
Numa tentativa de preservar a sua Influência, a Mãe de Cleópatra obrigou o Filho a repudiar Cleópatra e a casar com a outra Irma, Cleópatra Selene I , cuja Personalidade era mais fácilmente influenciável pela Mãe.
Cleópatra abandonou o Egipto, fixando-se na Ilha de Chipre ,onde governava o seu Irmão, Ptolemeu X Alexandre I . Alguns Historiadores sugerem que Cleópatra pode ter tentado uma Aliança com o Irmão para substituir o Governo do Egipto, vingando-se do que a Mãe lhe fizera, mas não há provas que sustentem a hipótese. Sendo uma Mulher rica, Cleópatra conseguiu reunir em Chipre um Exercito de Mercenários, e partiu para o Reino Seleucida da Síria .
Desde 121 aC ,este reino encontrava-se no meio de uma Disputa pelo controlo do Trono entre os Meios-Irmãos Antíoco IX de Cízico e Antíoco VIII Gripo , Filhos de Cleópatra Téa , portanto primos de Cleópatra. Antíoco VIII era casado com Trifena , Filha de Ptolemeu VIII Evérgeta II , sendo um Aliado do Egipto ptolemaico. Tentando a sua sorte, e possivelmente tentando desforrar-se da Mãe, Cleópatra ofereceu o Seu Exército a Antíoco IX e tornou-se sua Esposa.
Com a Ajuda da nova Esposa, Antíoco IX ainda conseguiu Conquistar o Poder em 114 aC , mas em 112 aC Antíoco VIII capturou Antioquia ,em cujo Palácio Real se encontrava Cleópatra e foi feita Prisioneira. Cleópatra conseguiu fugir e refugiou-se no Templo de Ártemis, mas Trifena, temendo que sua meia- Irmã seduzisse o Marido, pediu-lhe que mandasse executá-la. Segundo Fontes, Cleópatra teve as suas mãos cortadas, foi arrastada pelos soldados e Morreu lançado Maldições contra a meia-Irmã e os seus Assassinos.Mais Tarde,quando Antíoco IX capturou Trifena, Matou-a como Vingança pela Morte da Esposa.
Antíoco X Eusébio , Filho de Antíoco de Cízico e cuja Mãe não é mencionada nos Textos Antigos, possivelmente era Filho de Cleópatra,mas alguns Historiadores consideram que a Mãe de Antíoco Eusébio era alguma outra Mulher Desconhecida.
Comentários
Enviar um comentário