O Mistério do Tesouro de Moctezuma

A história de parte do Tesouro do Imperador Asteca estar enterrado numa vila remota no Norte da Espanha parece uma Lenda, de 500 anos, os seus detalhes foram saindo, de boca em boca por toda a região, e quem chegue, hoje, a Toloriu, esse misterioso povoado de 14 habitantes, no cimo de uma montanha, encontrará uma placa colocada na porta da igreja, que diz que a princesa Xipaguazin Moctezuma, Filha do Imperador do México e Esposa de D.Juan de Grau, Barão de Toloriu morreu no ano de 1537. 

Sobre o Lendário Tesouro o povo de Toloriu prefere permanecer em silêncio, mas como muitas vezes acontece com as grandes histórias, ele é narrado em vários documentos e publicações, misturando-se com as histórias dos herdeiros do Imperador Moctezuma, que hoje em dia, são mais de mil e vivem entre o México e a Espanha. 
Parece que D. Juan de Grau, no momento Barão de Toloriu, navegou para o Novo Mundo com Cortez e, uma vez efetuada a conquista, buscando a sua cara-metade dentre a Realeza local, casou-se com a Princesa Xipaguazin ... e aqui começa a História complicada dos Herdeiros Espanhóis do grande Moctezuma. 

De acordo com as próprias narrações de Cortez(não muito fiáveis), e outros Historiadores, como Bernal Diaz del Castillo, o Tesouro do Imperador Moctezuma foi tirado na sua fuga de Tenochtitlan pelos guerreiros Astecas. Mas talvez a desmedida ambição Espanhola conseguisse salvar boa parte do Tesouro e o guardasse. Mas os especialistas concordam que grande parte desse Tesouro foi perdido nas bolsas, camisas e botas dos soldados, vivos ou mortos. 
Apesar de se ter citado que queimaram os pés e as mãos, a Moctezuma, foi sim, ao seu sucessor Cuauhtémoc , obviamente, para extrair o paradeiro do Tesouro. 
Alguns Historiadores dizem que durante largos anos, foram encontrados diversas peças ,mas nunca se descobriu o local do Tesouro, porque os pergaminhos que continham as informações da possivel caverna do Tesouro, foram queimados pelos Espanhóis e pela Igreja Católica. Agora é dito que Moctezuma foi morto pelo seu próprio Povo, mas outros dizem que foi Cortez que o matou. 

Como sabemos os Astecas(ou Mexicas)tiveram um grande Império. 
Eles tinham o comando de algumas culturas em torno do vale e até mesmo da América Latina, quando os Espanhóis chegaram e várias dessas culturas, principalmente os Tlaxcaltecas,velhos inimigos, juntaram-se a eles para derrotar o Império Asteca. 
Os Astecas, com as suas ferramentas de caça, a sua força, coragem e amor acima de tudo, pelo seu povo, repetidamente, derrotaram os Espanhóis ,apesar destes, estarem mais avançados nas suas armas de guerra, tais como espingardas, pólvora, espadas, armaduras... Esse foi um espírito de coragem...mas apesar disso, o que temos aprendido na história do México, em várias fases, é o surgimento da traição. 
A Aliança das Culturas diferentes com os Espanhóis, fez cair o grande Império, seguido logo de saques, onde tudo o que podiam levar era enviado para Espanha; grandes Tesouros que a história não conta, tais como artesanato, estátuas dos Deuses Astecas , objetos feitos de ouro puro, e assim por diante(algumas peças estão em museus de Espanha, para serem admirados). 
Alguns barcos que transportavam algum Tesouro saqueado afundaram-se no Golfo do México sem chegarem ao seu destino, diz-se que existe um Tesouro inestimável no fundo do mar. 
Com relação ao Tesouro de Montezuma, tal como referido acima, pensa-se que uma parte está na Espanha e outra no México, mas ambos os locais continuam no Segredo dos Deuses...Talvez para sempre!!! 


Em Fevereiro de 1519, uma frota de navios espanhóis desembarcou na costa do México. A bordo havia uma força de quase seiscentos conquistadores; liderados pelo famoso Hernán Cortés, a desculpa era que;eles vieram ao México para conquistar a terra e converter seu povo ao cristianismo.

Mas como é bem sabido eles ansiavam por riquezas e tinham ouvido dizer que esses povos possuiam fortunas em ouro,sem se importarem muito com ele,sendo udado para oferendas aos Deuses,ou como ornamentos.

Quando as notícias dos estranhos homens de pele branca chegaram ao Imperador Asteca, Montezuma, ele deve ter sido lembrado da profecia de Quetzalcoatl, o Deus do Sol Asteca, que afirmava que um dia o Deus retornaria à terra dos Astecas para reivindicar o seu trono - e ele seria conhecido por seus cabelos brilhantes e pele branca.

Montezuma enviou servos que traziam presentes ricos para os Deuses recém-chegados, na esperança de que eles fossem embora e o deixassem no comando.

Mas o plano de Montezuma saiu pela culatra - quando Cortés viu os objetos preciosos, fabricados em ouro e prata, ele sabia que tinha chegado ao lugar certo - ele imediatamente olhou para a Capital Asteca de Tenochtitlán (atual Cidade do México), com ansia.

Em 18 de Novembro de 1519, Cortés entrou na Capital Asteca e foi recebido como um Deus numa cerimônia luxuosa no palácio de Montezuma.

Hernan Cortez Encontra o Imperador Moctezuma

Hernan Cortez encontra o Imperador Moctezuma na atual Cidade do México.
Montezuma estava acostumado a estar no topo da Hierarquia, então, após a cerimônia, ele tentou novamente convencer Cortés e seus homens a deixar a Cidade oferecendo mais presentes de ouro e prata, mas isso apenas intensificou a luxúria dos Espanhóis por ouro. .

Cortés colocou Montezuma em prisão domiciliar e, em seguida, juntamente com cerca de 600 aliados nativos de Tlaxcalan, os Espanhóis estabeleceram base num dos muitos Templos Cerimoniais dos Astecas.

O Tesouro de Montezuma

Reunido através de anos de Conquistas brutais sobre outras Civilizações Mesoamericanas, o Tesouro de Montezuma era vasto.
Segundo a Lenda, sua horda incluía: dois colares de ouro, uma enorme cabeça de jacaré de ouro, cem onças de ouro, pássaros e outras esculturas cravejadas de pedras preciosas, rodas de ouro e prata em tamanhos diferentes e muitos outros objetos de valor inestimável.

Com Montezuma preso, os Conquistadores saquearam o seu pPalácio, onde encontraram um cofre secreto tão cheio de tesouros que levou três dias apenas para dividir os espólios. Foi o suficiente para enriquecer todo Espanhol além de seus sonhos mais loucos - mas, ainda assim, eles queriam mais ...

Nos Meses seguintes, Cortés iniciou uma sangrenta campanha de terror. Seus homens aterrorizaram a Cidade, torturando e matando seus habitantes, na tentativa de obter ainda mais tesouros - incluindo a localização da Lendária Cidade de El Dorado.

Rebelião

Os Astecas acabaram se cansando da tirania dos Espanhois e, com o tempo, começaram a questionar a Divindade de Cortés também; então, quando um grupo de Conquistadores destruiu um dos principais Templos da cidade e matou seus  Sacerdotes, as coisas se voltaram contra os Espanhóis.

Em 30 de Junho de 1520, o Povo Asteca levantou-se contra os Espanhóis.

Cortés forçou o preso Montezuma a aparecer na praça de sua casa, na tentativa de pacificar seus súditos. Mas, aparentemente, o Povo também já estava farto de Montezuma.

O Imperador foi apedrejado até a Morte por seu próprio Povo.

Com o refém morto, Cortés e sos eus Homens foram forçados a fugir da Cidade. Eles se retiraram no meio a um levante total, atacados por todos os lados por lanças e pedras Astecas.

Quando os Conquistadores fugiram da Cidade, eles levaram as suas fortunas recém-conquistadas, perdendo-as na rede de canais de irrigação concêntricos das Cidades, ao serem mortos ou ou na tentativa desesperada de fuga, sempre perseguidos pelos Nativos.

Muitos dos homens de Cortés morreram naquela noite escura e chuvosa. Dizem que os corpos dos mortos estavam empilhados tão alto nos canais da Cidade que se podia atravessá-los, de um lado para o outro - uma ponte horrível de cadáveres.

A noite passou a ser conhecida como La Noche Triste (A Noite Triste).

Retribuição

Cortés reconstruiu seu Exército e um ano depois retornou a Tenochtitlan. Em 13 de Agosto de 1521, com a ajuda de seus aliados Tlaxcalanos, Cortés recuperou a Cidade. 
O novo Imperador asteca, Cuauhtémoc, foi capturado enquanto fugia da Cidade e torturado para revelar os locais do Tesouro Asteca.

Mas, mesmo com os pés no fogo, o Imperador condenado afirmava que o Tesouro foi perdido para sempre.

Desesperado, Cortés permitiu torturar qualquer um que ele pensasse que poderia ajudá-lo a descobrir a localização do Tesouro, Homens, Mulheres ou Crianças.

Segundo a História, a única informação que já foi obtida torturando essas Pessoas foi que o Tesouro havia sido levado para o Norte e escondido no fundo de um Lago.

Mais tarde, Cortés pesquisaria aproximadamente 5.000 Lagos nas Regiões vizinhas, num esforço para encontrar o Tesouro de Montezuma…

Ele nunca o Descobriu.

Para Onde Foi o Tesouro de Montezuma?

Existem muitas teorias sobre o que aconteceu com o Tesouro de Montezuma. Alguns Historiadores acreditam que ele permaneceu exatamente onde caiu naquela Noite fatídica, quando os Conquistadores fugiram de Tenochtitlan, enterrados o tempo todo sob camadas de lodo e cimento da moderna Cidade do México.

Outros acreditam que o Tesouro foi retirado dos canais de irrigação pelos Espanhóis quando eles tomaram a Cidade de volta, enviado para a Espanha e depois perdido no Mar quando o Navio que o carregava foi afundado por uma Tempestade Tropical.

Mas certamente a teoria mais interessante envolve uma jornada incrível de proporção Bíblica.

Êxodo

Há um Conto persistente proferido por Descendentes dos Astecas na Costa Rica - é um pouco mais ou menos assim:

"Quando Cortés e os seus soldados foram expulsos de Tenochtitlan em La Noche Triste, os sumos Sacerdotes Astecas sabiam que seria apenas uma questão de tempo até que os Espanhóis retornassem.

Eles percebem que não poderiam se defender das armas superiores do Conquistador para sempre - sua Civilização estava condenada.

Os Padres desenterraram o corpo de seu líder caído, Montezuma, depois lideraram uma procissão de mais de 2.000 homens num êxodo em massa em busca de uma nova Terra ao Norte, uma terra que estaria a salvo dos Espanhóis bárbaros.

Os Padres levaram consigo os Tesouros coletados do Império Asteca, toneladas de ouro e prata na forma de objetos Religiosos Sagrados de que precisariam para restabelecer sua outrora grande Civilização."

Segundo a Lenda, os Escravos que levavam tesouros viajaram na direção Noroeste por muitas Luas e, quando chegaram a uma Montanha à beira de um Deserto, o Tesouro foi escondido e os Escravos foram mortos.

Há muita discordância sobre até onde o êxodo viajou para o Norte, mas certamente, a teoria mais interessante que circula entre a comunidade de caça ao Tesouro é que o Tesouro foi transportado mais de duas mil milhas para o Sul de Utah…

Sim, isso mesmo ... Tesouro Asteca em Utah.

A Estranha História do Freddy Crystal

Segundo a Lenda, em 1920 Freddy Crystal, um Mineiro e Caçador de Tesouros amador estava na Cidade do México procurando em uma Igreja Antiga que havia sido marcada para demolição quando encontrou um Mapa do Tesouro escondido dentro de um Manuscrito há muito esquecido.

O Manuscrito, Escrito por um Frade Espanhol na época da Conquista de Tenochtitlan, afirmava que o Mapa havia sido desenhado usando as informações obtidas durante a tortura de um dos carregadores Astecas originais do Tesouro de Montezuma e, se seguidos, levariam diretamente ao lugar .

Segundo o Manuscrito, os Espanhóis tentaram por muitos anos seguir o Mapa, mas não estavam familiarizados com os Territórios ao Norte e acabaram desistindo de frustração.

Crystal passou algum tempo em Utah vários anos antes de tentar decifrar Petróglifos Astecas nas paredes do Canyon, então, quando viu o Mapa Antigo, percebeu que alguns dos pontos de referência mostrados nele eram semelhantes à Geografia do Sul de Utah ... ou melhor, um lugar em particular que ficava nos arredores de uma pequena Cidade chamada Kanab.

Se é verdade ou não,  é que ainda Hoje, os Caçadores de Tesouros, pesquisam por lá em busca do tão Famoso Tesouro.

Comentários

Mensagens populares