Sabe Qual é a Verdadeira Origem do Natal??

Esta Epoca Natalicia tão festejada pelo Mundo Cristão,na verdade não tem nada de Cristã...a sua verdadeira origem é Pagã!!!
É verdade, esta Festa Pagã foi incorporada no Calendário Católico como uma forma para converter os Pagãos.

Jesus Cristo não nasceu no dia 24 ou 25 de Dezembro, a data real é um enigma, tal como toda a sua vida.
Segundo a  Bíblia quando ele nasceu "... havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho." (Lucas 2:8).
Isto jamais pôde acontecer na Judéia durante o mês de Dezembro, porque os pastores tiravam os seus rebanhos dos campos em meados de Outubro e (ainda mais à noite)abrigavam-nos para os proteger do Inverno que se aproximava, tempo frio e de muitas chuvas.. É também muito pouco provável que um recenseamento (Lucas 2:1) fosse convocado para a época de chuvas e frio, que atrapalharia a viagem das pessoas para se alistarem nas Cidades das suas Famílias originais.

A única coisa aparentemente certa sobre o nascimento de Jesus Cristo é que veio ao Mundo há mais de dois mil e onze anos e supostamente há factos Históricos que provam isso. No entanto, há muitas partes que não se encaixam nesta história. Segundo o Evangelho, naquele tempo Herodes, o Grande governava. Mas segundo a história, o Rei Herodes, o Grande, morreu no sec. IV aC. Entendemos que, segundo a Bíblia, foi logo após ordenar a morte das crianças (ponto que, aliás, aparece somente no relato Bíblico).
Com os dados anteriores é quase certo que Jesus nasceu entre os anos VII e IV aC. A incongruência que mostram estes dados se deve ao Monge Medieval Dionísio Exiguus, que era responsável para datar o nascimento de Cristo e que aparentemente se confundiu atrasando uns seis anos. Algo muito importante que devemos notar também é que também não só não conhecemos o ano do nascimento de Jesus, mas também a Estação do Ano.

Se pesquisamos um pouco da história de Roma e as origens do próprio Natal, o que encontramos é que os Romanos celebravam os seus diferentes Deuses de 17 a 23 de Dezembro saindo dos seus negócios quotidianos e exercendo a arte de cozinhar. O dia 25 era a Festa Pagã do Sol.
Em meados do século IV, o Papa Júlio I fixou a data em 25 de Dezembro, dia próximo aos festejos do Solstício de Inverno na Antiguidade. A data foi escolhida porque coincidia com a Festa Romana Pagã da Saturnália, que era entre 17 e 24 de Dezembro.
O Festival de Saturnália, celebrava Saturno ,o Deus do Fogo. Saturno era o Deus da Agricultura (Plantio), porque o calor do Sol é necessário para permitir o Plantio e crescimento das Culturas. Este Festival convidava os Cidadãos a decorarem as suas casas com folhagens e luzes, e dar presentes às crianças e aos pobres. O Festival de 25 de Dezembro, "Natalis Solis Invicti"(O Nascimento do Sol Invicto), foi decretado pelo Imperador Aureliano em 274 d.C., como uma Celebração do Solstício de Inverno, e em seguida, foi Cristianizado como um dia para celebrar o nascimento do “Filho da Luz”.

Como Curiosidade, todas as Civilizações tem um Deus do Fogo / Sol. Os Egípcios (e às vezes Romanos) o chamavam de Vulcano. Os gregos chamavam Cronos, bem como os Fenícios, mas eles também o chamavam de Saturno.
Os Babilonios chamavam-no de Tammuz, Moloch ou Baal.

Portanto esta data foi muito significativa para as Religiões Pagãs que coexistiram com o Cristianismo, como acontece com o Mitraísmo (O Culto a Mitra), cujo nascimento tem muitas semelhanças com o de Jesus.
Embora Jesus não tenha nascido no dia 25 de Dezembro outras Divindades nasceram neste dia, como podem ver na imagem acima. Jesus Cristo é o unico que não devia estar na imagem, já que muito provavelmente, nasceu entre fins da Primavera e Verão.
No entanto este dia ficou para sempre ligado ao seu nascimento e é um enorme comercio,que vai aumentado de ano para ano.
Assim amigos Cristãos ou Pagãos Festejem esta data como desejarem, mas sobretudo com muita Paz, Saude e Amor para todos!!!Até Breve...

Comentários

Mensagens populares