A Escandalosa Vanozza Dei Cattanei

Nascida nos níveis mais baixos da aristocracia italiana, a bela e espirituosa Vannozza dei Cattanei era carismática e inteligente o suficiente para administrar não uma, mas duas pousadas, ou "Osterias", como são chamadas em Roma. 

É provável que seus encantos tenham chamado a atenção do cardeal Giuliano della Rovere, com quem ela escandalosamente se envolveu num caso, apesar de seus votos de celibato. 

Mais tarde, ele se tornou o Papa Júlio II.

Nas suas estalagens, ela recebia generosamente cardeais ricos e ambiciosos. Logo, que o caso com Giuliano acabou, ela voltou as suas atenções para o cardeal Rodrigo Borgia, de uma família espanhola muito rica. Ela logo se tornou a sua amante favorita.

Quando se tratava de Rodrigo, ela era prestativa e complacente, nunca fazia exigências e sempre dava sugestões úteis. Ele mostrou o seu apreço, deixando-a usar várias das suas propriedades e que ela conseguiu convencê-lo a colocar todas, em seu nome. Ah, mas isso não é tudo o que ele deu a ela. Além das propriedades, ela teve total apoio financeiro e comprou um vinhedo, uma casa de campo e mais pousadas em áreas altamente desejadas de Roma. Com o passar dos anos, ela deu a Rodrigo quatro filhos: Juan, Cesare, Lucrezia e Godofredo.

Mas todas as coisas boas devem chegar ao fim em breve e não foi diferente para este "adorável" casal. O Vaticano logo tomou conhecimento do seu filho rebelde e da sua flagrante violação dos votos de celibato que ele havia feito ao entrar na Igreja. Se ele queria concorrer para se tornar o próximo Papa, então teria que deixar a pobre Vanozza . Mas como ele poderia se livrar da sua amante social, materialista e gananciosa? A resposta era simples – casá-la com outra pessoa, é claro.

Assim, Rodrigo presidiu o seu casamento com Domenico d'Arignano, um homem rico que morreu poucos anos depois. Com a ajuda de Rodrigo, Vanozza casou-se com um homem chamado Antonio da Brescia. Quando ele morreu, a fim de manter a mãe dos seus filhos à distância e a uma distância segura dos olhos do Vaticano, Rodrigo escolheu outro marido complacente para a sua ex-amante - Giorgio di Croce. 

Em troca de se casar com Vanozza, Rodrigo o nomeou secretário apostólico. Um bom emprego, dinheiro estável, por que não? Assim, Vanozza casou-se com Giorgio e mudou-se para o mesmo bairro do Palácio do Cardeal Borgia, na Piazza Sforza-Ceasarini.

Ao longo dos anos, Vanozza continuou sendo amiga de Rodrigo e confidente de muitos dos seus segredos mais sombrios. 

Quando o seu segundo marido morreu como um homem rico, Rodrigo partiu mais uma vez para encontrar outro marido adequado. Desta vez, ele escolheu um mantuan chamado Carlo Canale, que tinha muitas conexões lucrativas e úteis. Para fechar o negócio, Rodrigo fornece um dote de 1000 florins e mais um trabalho de alto nível.

À medida que Vanozza crescia, ela também se tornava um pouco mais sábia. Estabelecendo-se como uma pecadora reformada, ela começou a doar para instituições de caridade e sustentar conventos. Ela manteve contato com seus filhos.

Quando ela morreu, ela recebeu um funeral luxuoso com a presença quase igual de funcionários do Vaticano e cidadãos.

Comentários

Mensagens populares