Qual é Realmente, o Significado da Suástica

A Suástica é um dos Símbolos mais odiados desde que o Partido Socialista Nacional de Hitler começou a usar a suástica como emblema, no Ocidente essa cruz foi identificada como um símbolo exclusivo do nazismo. 
Mas a sua origem, no entanto, é muito anterior e, de fato, a suástica, cujo nome vem do sânscrito, é um símbolo Sagrado para Budistas e Hindus. No hinduísmo, por exemplo, representa a evolução do Universo e sua involução, de acordo com a direção em que seus braços apontam. Nesta mesma religião também era usado como símbolo Solar e, em geral, como sinal de boa sorte. Além disso, algumas estátuas de Buda têm suásticas marcadas no peito. Por seu lado, nas mitologias indo-europeias é geralmente associado ao Sol, poder e iluminação, embora os Povos Nórdicos e Celtas às vezes identificassem com eles os Deuses do trovão Thor e Taranis.

Mas hoje me dia, a Suástica é um símbolo que foi usado no século 20 por um dos homens mais odiados que já viveu, um símbolo que agora representa o massacre de milhões de pessoas e uma das guerras mais destrutivas da Terra. Mas Adolf Hitler, como vimos acima, não foi o primeiro a usar este símbolo. Ele foi usado como um símbolo positivo e poderoso milhares de anos antes dele, em muitas Culturas e continentes.

Começo Espiritual da Suástica

Para os Hindus e Budistas na Índia e em outros Países Asiáticos, a Suástica foi um símbolo importante por muitos milhares de anos e, até hoje, o símbolo ainda pode ser visto em abundância - em Templos, ônibus, táxis e na capa de livros. Também foi usado na Grécia e Roma Antigas, e pode ser encontrado nos restos da antiga Cidade de Tróia, que existia há 4.000 anos. 
Os antigos Druidas e Celtas também usavam o símbolo, refletido em muitos artefactos que foram descobertos. 
Foi usado por Tribos Nórdicas, e até mesmo os primeiros Cristãos usaram a Suástica como um de seus símbolos, incluindo os Cavaleiros Teutônicos, uma Ordem Militar Medieval Alemã, que se tornou uma Ordem Católica puramente Religiosa. 
Mas por que esse símbolo é tão importante e por que Adolf Hitler decidiu usá-lo?

Dias positivos da Suástica
A palavra 'Suástica' é uma palavra sânscrita ('Svasktika') que significa 'é', 'Bem Estar', 'Boa Existência e 'Boa Sorte'. 
No entanto, também é conhecido por nomes diferentes em diferentes Países - como 'Wan' na China, 'Manji' no Japão, 'Fylfot' na Inglaterra, 'Hakenkreuz' na Alemanha e 'Tetraskelion' ou 'Tetragammadion' na Grécia.

Em 1979, um estudioso de sânscrito P. R. Sarkar disse que o significado mais profundo da palavra é “Vitória Permanente”. Ele também disse que, como qualquer símbolo, pode ter significado positivo e negativo, dependendo de como é desenhado. 

O duplo significado dos Símbolos é comum nas tradições antigas, como por exemplo o símbolo do Pentagrama (estrela de cinco pontas), que é visto como negativo quando apontado para baixo e positivo quando apontado para cima.

12.000 anos de Simbolismo

A Suástica mais antiga já encontrada foi descoberta em Mezine, na Ucrânia, esculpida numa estatueta de marfim que remonta a uns incríveis 12.000 anos. Uma das primeiras culturas que se sabe usaram a Suástica foi uma cultura neolítica no Sul da Europa, na área que hoje é a Sérvia, Croácia, Bósnia e Herzegovina, conhecida como Cultura Vinca, que remonta a cerca de 8.000 anos.

No Budismo, a Suástica é um símbolo de Boa Sorte, prosperidade, abundância e eternidade. Está diretamente relacionado a Buda e pode ser encontrado esculpido em estátuas nas solas dos pés e no coração. Diz-se que contém a mente de Buda.

Nas paredes das catacumbas cristãs de Roma, o símbolo da Suástica aparece ao lado das palavras “ZOTIKO ZOTIKO” que significa “Vida da Vida”. Também pode ser encontrado nas aberturas das janelas das misteriosas Igrejas Lalibela Rock da Etiópia e em várias outras Igrejas ao redor do Mundo.

Nos mitos Nórdicos, Odin é representado passando pelo espaço como um disco giratório ou Suástica olhando para baixo através de todos os Mundos. Na América do Norte, a Suástica foi usada pelos Navajos. Na Grécia Antiga, Pitágoras usava a Suástica sob o nome de 'Tetraktys' e era um símbolo que ligava o Céu e a Terra, com o braço direito apontando para o céu e o braço esquerdo apontando para a terra.

Foi usado pelos Fenícios como símbolo do Sol e era um símbolo sagrado usado pelas Sacerdotisas.

A suástica, o símbolo do sol fenício, na pedra fenícia Craig-Narget na Escócia, e no manto de uma alta Sacerdotisa Fenícia. 

Como e por que tantos países e culturas diferentes, em muitas épocas, usaram o mesmo símbolo e aparentemente com o mesmo significado?
É irônico e lamentável que um símbolo de Vida e Eternidade que foi considerado sagrado por milhares de anos tenha se tornado um símbolo de ódio.
 

Comentários

Mensagens populares