Vercingétorix,o Herói Gaulês

Image and video hosting by TinyPic
Vercingétorix (72 a.C. - 46 a.C.), foi o Chefe Arveriano do centro de França,que liderou a grande revolta Gaulesa contra os Romanos em 53-52 a.C. Seu nome em Gaulês significa dos "O Chefe Supremo dos Guerreiros", ou "O Chefe dos Grandes Guerreiros".
O seu Pai Celtill,foi executado por outros Chefes Gauleses, por tentar restabelecer a Monarquia – talvez instigado pelo irmão, um magistrado"Vergobret"chamado Gobanitio.
Durante o primeiro semestre do ano 53, Aldeias são incendiadas, Povos são massacrados, sobretudo entre os Belgas.
César finge acreditar que a Gália está novamente Pacificada, mas espera pelo pior, e este acontece em 23 de Janeiro de 52, quando, na floresta de Orléans, no território dos Carnutos, é decidida, por ordem dos Druidas e dos Chefes Gauleses finalmente reunidos, numa insurreição geral da Gália,Comandados por Vercingetórix.Ele enviara mensagens aos principais Povos da Gália para convidá-los a se rebelarem e a se colocarem sob a sua autoridade.Os seus delegados foram bastante convincentes para obter a Aliança de Senenses, Parisienses, Pictos, Cadurcos, Turões, Aulercos, Lemovices, Andecavos e todos os Povos que vivem às margens do Oceano a Oeste da Gália.
Para estar seguro da sua lealdade, exige, segundo o Costume, que lhe sejam entregues Reféns que servirão de garantia.Excelente Organizador, ele recruta Soldados em cada Povo, ao qual ordena a fabricação urgente de Armas, dando prazos imperativos de entrega. Sabe que a Cavalaria é a Arma do movimento e da decisão suprema numa Batalha, e zela por sua formação. Ameaça queimar vivos ou torturar até a Morte os que pensarem em traí-lo.
Vercingétorix obteve sucessos contra seus Inimigos em parte devido à prática da "Terra Queimada" para impedir o Invasor de se reabastecer. Foi o caso em Avaricum (actual Bourges), mas a estratégia de César permitiu que este obtivesse a Vitória contra a coligação Gaulesa, com a ajuda logística do Povo Boien. Em seguida, tentando manter sua vantagem, César sitiou Gergovie, o Forte (Oppidum) dos Arvernos, onde ele sofreu uma severa Derrota.
Vercingétorix , tenta no Oppidum de Alésia a mesma operação de contorno das tropas de César que havia funcionado em Gergovie, mas César e os seus Homens, num trabalho remarcável de "Dupla Fortificação" (um muro interno cercando Alésia e um muro externo para se defender das Tropas Gaulesas que vieram em auxilio de Vercingétorix) conseguem a Vitória.
O ataque das forças Gaulesas exteriores ao muro foi um desastre, apesar da inferioridade numérica Romana. Vendo a derrota das Tropas de socorro, Vercingétorix rende-se a César para poupar seu Povo. Montando um Cavalo ornamentado como para um dia de Batalha, vestindo ele próprio a sua mais rica Armadura, saiu da Cidade e atravessou a galope a distância entre os dois acampamentos, até o lugar onde estava o Procônsul. Fosse porque a rapidez da corrida o levasse muito longe, fosse porque estivesse cumprindo apenas um Cerimonial Antiquado, ele girou em círculo em volta do Tribunal, saltou do Cavalo e tomando a Espada, o Dardo e o Capacete, lançou-os aos pés do Romano, sem pronunciar uma palavra.
Esse gesto de Vercingetórix,o seu brusco aparecimento, seu rosto orgulhoso e Marcial causaram entre os espectadores uma comoção involuntária. César ficou surpreso e quase assustado. Guardou o silêncio por alguns instantes. Mas em seguida, explodiu em acusações e ao acabar, fez um sinal a seus Homens para que o atassem e o arrastassem pelo Acampamento. Vercingetórix sofreu em silêncio. Os lugares-Tenentes, os Tribunos, os Centuriões que cercavam o Procônsul, mesmo os Soldados, pareciam vivamente comovidos. O espectáculo de um tão grande e Nobre infortúnio falava a todas as Almas. Somente César permaneceu frio e cruel.
Vercingetórix foi conduzido a Roma e lançado num cárcere infecto, onde esperou durante seis anos que o vencedor viesse exibir no Capitólio o orgulho do seu Triunfo. Pois somente nesse dia o Patriota Gaulês haveria de encontrar, sob o machado do Carrasco, o fim de sua humilhação e de seus sofrimentos. 
Image and video hosting by TinyPic

Comentários

Mensagens populares