A Guerra de Troia


A Guerra de Troia foi um conflito bélico entre Aqueus (um dos Povos Gregos que habitavam a Grécia Antiga) e os Troianos, que habitavam uma região da atual Turquia. Esta Guerra, que durou aproximadamente 10 anos, aconteceu entre 1300 e 1200 a.C.

Causa da Guerra;

Gregos e Troianos entraram em Guerra por causa do rapto da Princesa Helena de Troia (Esposa do Rei Lendário Menelau), por Páris (Filho do Rei Príamo de Troia). Isto ocorreu quando o Príncipe Troiano foi à Esparta, em missão Diplomática, e acabou apaixonando-se por Helena. O rapto deixou Menelau enfurecido, fazendo com que este organizasse um poderoso Exército. O General Agamenon foi designado para Comandar o ataque aos Troianos. Usando o mar Egeu como rota, mais de mil navios foram enviados para Troia.
A Guerra;

O cerco Grego à Troia durou cerca de 10 anos. Vários soldados foram mortos, entre eles os heróis Gregos Heitor e Aquiles (morto após ser atingido no seu ponto fraco, o calcanhar).

A Guerra terminou após a execução do grande plano do guerreiro Grego Odisseu. Sua ideia foi presentear os Troianos com um grande cavalo de madeira. Disseram aos inimigos que estavam desistindo da Guerra e que o cavalo era um presente de Paz. Os Troianos aceitaram e deixaram o enorme presente ser conduzido para dentro de seus muros protetores. Após uma noite de muita comemoração, os Troianos foram dormir exaustos. Neste momento, abriram-se portas no cavalo de madeira e saíram centenas de soldados Gregos. Estes abriram as portas da cidade para que os Gregos entrassem e atacassem a cidade de Troia até á sua destruição.
Os eventos finais da guerra são contados na obra Ilíada de Homero. Sua outra obra poética, Odisseia, conta o retorno do guerreiro Odisseu e seus soldados à ilha de Ítaca.
Mito ou Fato Histórico?

Durante muitos séculos, acreditava-se que a Guerra de Troia fosse apenas mais um dos Mitos da Mitologia Grega. Porém, com a Descoberta e estudo de um sítio Arqueológico na Turquia, pode-se comprovar que este importante Fato Histórico da Antiguidade realmente ocorreu. Porém, muitos aspetos entre Mitologia e História ainda não foram identificados e confundem-se...


Comentários

Mensagens populares