Cleópatra V Trifena

Cleópatra V Trifena (c. 95–c. 57 aC), também conhecida por Cleópatra VI Tryphaena ou Tryphaeana. Nascida por volta de 95 aC; morreu por volta de 57 aC; filha ilegítima de Ptolomeu IX Philometor Soter II Lathyros do Egito e de mãe desconhecida; casou-se possivelmente com o irmão  Ptolomeu XII Theos Philopator Philadelphus Neos Dionysus, em 80 aC; filhos: possivelmente dois filhos, Ptolomeu XIII e Ptolomeu XIV; e três filhas, Berenice IV (m. 55 aC), Arsinoe IV (d. 41 aC) e Cleópatra VII (69-30 aC).

Cleópatra V Trifena era a filha ilegítima de Ptolomeu IX Filometor Soter II Lathyros do Egito com uma mãe desconhecida, e talvez esposa-irmã de Ptolomeu XII Theos Philopator Philadelphus Neos Dionísio , a quem os cidadãos de Alexandria apelidaram de Auletes (o tocador de flauta). Cleópatra V Trifena casou-se com Auletes no final dos anos 80 imediatamente após a sua tentativa inicial de garantir o trono Ptolomaico vago, uma tentativa que foi contestada como resultado de sua própria ilegitimidade. O casamento deles tentou reforçar a sua reivindicação ao trono, como se as meias reivindicações de dois irmãos ilegítimos pudessem se combinar para constituir uma participação legítima. 
Nunca foi popular no Egito, Auletes dependia da amizade de Roma para manter o poder e fortemente "pressionou" o Senado romano, gastando uma fortuna em subornos para garantir sua restauração. 
Auletes foi expulso do Egito em 59, apenas para retornar apoiado pelo poderio militar romano quatro anos depois. 
Cleópatra V Tryphaena é uma figura sombria durante a maior parte do reinado de Auletes porque ela manteve um perfil baixo, ao contrário de outras mulheres da sua linhagem. 
Auletes teve pelo menos cinco filhos — dois filhos, Ptolomeu XIII e Ptolomeu XIV; e três filhas, Berenice IV, Arsínoe IV e Cleópatra VII — algumas, ou todas, podem ter sido de Cleópatra V Trifena. Como Auletes era um mulherengo notável, não há como saber quantos filhos Cleópatra V Trifena teve. Em vez de melhores evidências, é possível que Cleópatra V fosse a mãe de Cleópatra VII (cuja mãe não tem a identidade revelada), a rainha mais famosa produzida pela dinastia Ptolomaica.
Quando Auletes foi temporariamente deposto por os seus súditos Alexandrinos em 59, Cleópatra V Trifena reinou como regente em nome da sua (provável) filha, Berenice IV. No entanto, Cleópatra não viveu para ver o Egito politicamente estabelecido, pois ela morreu (provavelmente em 57) antes que os romanos restabelecessem o seu marido Auletes no trono Ptolomaico .

Comentários

Mensagens populares