A Bela Cidade de Éfeso

Éfeso
Segundo a Lenda, Éfeso (também Éfeso) foi fundada pela tribo das Amazonas, grandes guerreiras. Acredita-se que o nome da Cidade seja derivado de "Apasas", o nome de uma Cidade no "Reino de Arzawa" que significa a "Cidade da Deusa Mãe" e alguns estudiosos afirmam que o sinal dos labrys, o duplo -axe da Deusa mãe que adornava o Palácio em Knossos, Creta, originou-se em Éfeso. Éfeso foi habitada desde o final da Idade do Bronze em diante, mas o local foi alterado devido às enchentes e aos caprichos de vários Governantes. Enquanto Carians e Lelegians estavam entre os primeiros habitantes da Cidade, as migrações Jônicas começaram por volta de 1200 AC e Éfeso é conhecida principalmente como uma cidade Grega Jônica. Éfeso é listada pela UNESCO como Patrimônio Mundial.

A Cidade foi fundada pela segunda vez pelo Jônico Androclus, filho de Codrus, e as Cidades que foram estabelecidas após as migrações Jônicas uniram-se em uma confederação sob a liderança da Cidade de Éfeso. A região foi devastada durante a invasão Ciméria no início do século 7 aC, mas, sob o governo dos Reis da Lídia, Éfeso se tornou uma das Cidades mais ricas do Mundo Mediterrâneo. Éfeso foi um centro de aprendizagem e o local de nascimento e lar do grande Filósofo pré-socrático Heráclito. 
As Mulheres gozavam de direitos e privilégios iguais aos dos Homens e há registros de Mulheres Artistas, Escultoras, Pintoras e Professoras. 
À noite, as ruas da Cidade eram fortemente iluminadas com lâmpadas a óleo, um luxo que muitas Cidades não podiam pagar. 
Sob o governo do Rei Creso da Lídia, foi iniciada a construção do grande Templo de Ártemis em Éfeso, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo (destruída, pela primeira vez, por um incêndio em 356 AEC, na mesma noite em que Alexandre, o Grande nascido). A derrota de Creso por Ciro, o Rei da Pérsia, colocou toda a Anatólia sob o domínio Persa, mas Éfeso continuou a prosperar como um importante porto de Comércio.

Comentários

Mensagens populares