A América dos Vikings

Já aqui me tinha referido a quem verdadeiramente Descobriu a América,mas como foi um pouco por alto,voltei ao tema…para quem,como eu,gosta de saber a História toda…com os seus devidos pormenores!!!

Durante muito Tempo(e ainda Hoje…)pensou-se que fora Cristovão Colombo o primeiro Europeu a chegar á América.Mas sabemos agora que os Vikings tinham Descoberto o Novo Mundo quinhentos anos antes de Colombo.
A saga Viking descreve como um Nórdico da Islândia,de nome Bjarni Herjolfsson,se perdeu no Mar quando se dirigia à Gronelândia cerca do ano 985 d.C.Depois de muitos dias á deriva no meio da bruma e do nevoeiro,avistou uma Terra Misteriosa de Florestas.
Herjolfsson sabia que se encontrava muito a Oeste da Gronelândia,por isso se dirigiu para Noroeste.Navegou durante 9 dias,passando por mais duas Terras Desconhecidas até chegar á Gronelândia são e salvo.
Herjolfsson não se tinha dado ao trabalho de explorar as novas Terras,mas a sua Aventura despertou o entusiasmo de outro Viking;Leif Eriksson.Cerca do ano 1000,Eriksson partiu com 35 homens na determinação de encontrar as Terras que Herjolfsson avistara.
Os Exploradores passaram uma Terra rochosa a que chamaram “Hellulândia”(“Terra de Madeiras”,provavelmente a Ilha de Baffin…).Continuaram a Navegar e Descobriram uma Terra de Florestas a que chamaram”Marklândia”(“Terra de Florestas”,provavelmente o Lavrador…).Continuaram a Navegar,ainda,e acabaram por descobrir uma Terra rica e quente,com Rios cheios de Salmões e Prados orvalhados.
Eriksson e os seu Homens foram a Terra e decidiram passar aí o Inverno.Construiram uma pequena Colónia e descobriram que o Trigo e as Vinhas cresciam espontâneamente.O Inverno era Benigno(comparado com a sua Terra Mãe…).Quando os Exploradores voltaram para a Gronelândia na Primavera seguinte falaram desta terra rica e abundante como “Vinlândia”(“Terra dos Vinhos”…).
Se considerarmos esta narrativa como verdadeira a Vinlândia tem de ficar algures na América do Norte.A Saga continua a descrever como se organizou logo a seguir uma grande Expedição.160 Vikings partiram para a Vinlândia para construírem uma Colónia maior,cultivarem a Terra e fazerem bens para venda.
Encontraram os Nativos a quem chamaram “Skraelings”(“Diabos”…)Os Vikings inicialmente comerciaram em paz,mas depois começaram a enganar os “Skraelings”.As Tribos Nativas atacaram e travou-se uma Batalha feroz,onde as Mulheres Vikings,juntaram-se aos Homens,para ajudarem e defenderem-se elas próprias...Apesar de terem ganho,os Vikings decidiram Abandonar a Colónia.Depois de 3 anos regressaram á Gronelândia carregados de peles e Vinhas.
Para muitos estudiosos,esta narrativa é pura Fantasia…Mas será???
Nos princípios dos anos 60,Arqueologistas fizeram uma Descoberta fantástica…
Encontraram o local de uma Antiga Colónia em L’Anse aux Meadows,na Terra Nova.Havia restos de edifícios e de Barcos-Casa,uma loja de Ferreiro com uma bigorna de pedra.Também encontraram no local uma lâmpada Viking,um alfinete de bronze e um fuso de fiar.Peritos dataram os achados de cerca de 900-1000 anos d.C.,sensivelmente a mesma data mencionada na Saga.
O local de L’Anse aux Meadows,prova sem dúvida,que os Vikins chegaram á América do Norte como narra a Saga.Mas a Terra Nova não é rica em Trigo e Vinhas.De facto,só se encontram Trigo e Vinhas crescendo espontaneamente a Norte do Maine.Se os Exploradores Vikings fundaram uma Colónia onde havia Vinhas de crescimento espontâneo devem ter seguido mais para Sul.
Até onde e em que lugar exacto???Não o sabemos…A localização exacta da Vinlândia de Leif Eriksson continua a ser um grande Mistério!!!

Comentários

  1. Essa é uma história realmente interessante e pouco divulgada. Há pouco tempo a descobri e creio que poucos a conheçam.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares