O Simbolismo de Chartres

A Cidade de Chartres estende-se ao longo do rio Eure,numa fértil planície a cerca de 90 km a Sudoeste de Paris.
Antes mesmo de os Gauleses e Celtas terem prosperado nesta zona da
Europa,Construtores de Monumentos megalíticos,como o Stonehenge,trabalharam aqui construindo um Dólmen e um poço no interior de uma Colina.O Dólmen 2 ou 3 pesadas pedras aprumadas que suportavam uma outra,achatada e arredondada,formava uma Câmara suficientemente alta para dar passagem a um Homem.Pensava-se que esta Câmara abrigava uma Fonte de Energia,fértil e Poderosa que emanava da Terra.
Mais tarde os Druidas,Sacerdotes Celtas fundaram uma Escola em Chartres,tornando-se assim o centro de ensinamentos Druidas.

Qual a Fonte de Conhecimentos Necessários a Esta Construção?
Entre os vários elementos de Informação,uma notável História imerge.Tem inicio com o Famoso Bernard de Clairvaux,Fundador da Ordem de Cister,que levou 9 Cavaleiros de França a Abandonarem,os seus bens e fazerem uma recolha dos Segredos que pensavam estar Enterrados no Templo de Salomão,em Jerusalém.

A Arquitectura Gótica começou a florescer,por essa altura,embora ninguém saiba onde e como a semente foi lançada.
Terão os Cavaleiros descoberto a chave de algum Conhecimento Secreto?Terão trazido para França Segredos que posteriormente vieram a pôr em prática com a ajuda dos Monges de Cister?Será o estilo Gótico o resultado directo da busca dos Templários?
Existem muitas opiniões controvérsias e a dúvida persiste…Uma das opiniões é que Descobriram a Arca da Aliança,ou os Segredos que possuía dentro dela,nomeadamente;a Lei Divina que Governa o Número,o Peso e a Medida?Teriam os Monges Decifrado e compreendido os princípios da Sagrada Geometria?
Qualquer que tenha sido a natureza das suas Descobertas,parece certo que num Incêndio onde parte da primeira Catedral fui destruída,em 1194,os monges tinham bons conhecimentos da prática da engenharia Sagrada.Nos 30 anos que se seguiram,Vidraceiros,Escultores,Geómetros,Astrónomos e outros criaram um Santuário tão espantoso,que tira o fôlego a qualquer Pessoa !O centro da Catedral situa-se entre a 2ª e a 3ª colunas do coro,no lugar do primitivo Altar,até ser mudado no séc-XVI.A cerca de 37 m. abaixo deste ponto situa-se o nível da água da Fonte.

Comentários
Enviar um comentário