Barba Negra, O Terror dos 7 Mares
Edward Teach impressionava por sua elevada estatura, à qual somava uma imagem impactante: gostava de aparecer em público com um aparatoso tricórnio com penas e armado até os dentes com várias espadas, facas e uma pistoleira com três jogos de pistolas de diversos calibres. Para completar, enfeitava sua espessa barba escura com pavios de canhão que pendiam como enfeites de Natal e que acendia quando entrava em combate.
Aqueles que o viram lutar diziam que ele parecia o diabo, com seu olhar aterrorizante e uma nuvem de fumaça em torno da cabeça. Nesse sentido, foi o verdadeiro inventor do visual pirata.
Ele começou como marinheiro muito jovem e, nos anos da Guerra de Sucessão Espanhola (1700-1713), navegou em barcos corsários pelas águas do Caribe, perto da Jamaica.
Em algum momento, juntou-se à tripulação do pirata britânico Benjamin Hornigold, que se retirou em 1716 aproveitando uma anistia do governo inglês aos corsários.
Foi então que Teach assumiu o comando e, com seu navio, o Queen Anne's Revenge, saqueou intensamente o Caribe e a costa atlântica da América do Norte durante dois anos.
Sua tática favorita consistia em perseguir navios mercantes e direcioná-los para canais de navegação perigosa que ele conhecia bem, para abordá-los e apoderar-se de todos os objetos de valor, comida, bebidas alcoólicas e armas que carregavam.
Um botim de seis navios e uma derrota na Royal Navy
Por esse método, Teach e seus homens capturaram seis navios e derrotaram o navio de guerra da Royal Navy Scarborough, que estava armado com 30 canhões.
Graças à poderosa frota que reuniu na costa atlântica da América do Norte, Barba Negra estabeleceu vários refúgios piratas nas Bahamas, Carolina do Sul e Carolina do Norte, aos quais o governador Charles Eden pagava regularmente em troca de impunidade.
Em maio de 1718, Teach protagonizou uma de suas ações mais notórias ao bloquear o porto de Charleston com o Queen Anne's e outros quatro navios, cercar a cidade e sequestrar vários cidadãos proeminentes, pelos quais pediu um resgate insólito: uma caixa de remédios.
Quando a recebeu, Teach libertou seus prisioneiros e partiu para o mar. Ao que parece, ele não era tão feroz quanto proclamava sua lenda.
De qualquer forma, os comerciantes dos enclaves atlânticos perderam a paciência com as atrocidades de Barba Negra e pediram ajuda ao governador da Virgínia, que enviou em sua perseguição dois veleiros sob o comando do tenente Robert Maynard. Este alcançou a frota pirata junto à ilha de Ocracoke em 2 de dezembro de 1718, quando a maioria da tripulação de Barba Negra estava em terra. Os homens e canhões de Maynard superavam os piratas em uma proporção de três para um, que foram derrotados no combate desigual. Teach recebeu cinco tiros e várias feridas de sabre antes de cair. Maynard o decapitou e pendurou sua cabeça no pátio da guarnição de Hampton.
Comentários
Enviar um comentário