O Imperador Espanhol Trajano


Trajano, Imperador Romano, dirigiu a última grande Expansão do Império Romano. Trajano Nasceu Marcus Ulpius Traianus,na Itálica , Espanha, em 18 de Setembro de 53.O seu Pai, também Marcus Ulpius Traianus , era um Soldado Romano distinto, e a sua Mãe era Espanhola.

Trajano tornou-se Cônsul em 91, e ele era Governador da Alta Alemanha, em 97 , quando ele foi inesperadamente adoptado pelo Imperador Nerva . Nerva tornou-se Imperador em 96 depois do assassinato de Domiciano.
A posição de Nerva era fraca , porque, como Civil , ele não tem o apoio dos Exércitos Romanos ,essencial para o seu Governo, por isso ele adoptou Trajano , um dos rincipais Generais. Nerva Morreu em 98 , enquanto Trajano ainda estava na Alemanha.
Trajano, como o novo Imperador, chegou a Roma em 99 e foi bem recebido pelos Senadores e pelas Pessoas. Ao contrário de muitos dos seus Predecessores Trajano Governou com Moderação e Respeito pela Aristocracia Senatorial .
Seu Reinado foi relativamente longo e também significativo. Ele reduziu os Impostos e o aumento dos serviços públicos. Ele estendeu " Alimenta " de Nerva, um programa de Assistência pública para os Agricultores e os Orfãos . Sob o Reinado benevolente de Trajano Itália prosperou e Trajano ficou conhecido como " Princeps  Optimus" , o melhor Governante de Roma. Trajano mostrou  o seu senso de Responsabilidade Humana numa troca de cartas com Plínio, "O Jovem .

Campanhas Exteriores;

Trajano rompeu com a Política externa de Defesa que os Imperadores Romanos tinham geralmente seguido e tornou-se o Imperador Romano mais agressivo com Sucesso. Ele travou Guerras em duas áreas , Dacia e Pártia .
Decebalus , o Rei Bárbaro da Dácia ( Hoje,Roménia... ) , tinha lutado contra Domiciano , e em 92 os dois Governantes tinha Negociado uma Paz que deixou Decebalus firmemente no controle da Dacia . Trajano  recusou-se a aceitar este acordo da Fronteira do Danúbio , e em 101 ele fez uma Invasão que culminou com a Rendição de Decebalus em 102 e um Tratado.
Em 105, Decebalus quebrou o Tratado e Invadiu a Província Romana de Moesia . Trajano decidiu Destruir o Reino Dacio , e a Segunda Guerra Dacia resultou na Conquista permanente da Dacia em 107. Decebalus Suicídiou-se , e Dacia tornou-se uma Província Romana.
Durante a Guerra com a Pártia ( 113-117 ) , Trajano anexa  a Arménia e tornou-a uma Província Romana . Para Proteger a Arménia, Trajano decidiu que era necessário Destruir Partia , Inimigo Tradicional de Roma ao longo da Fronteira Oriental . Em 115 , ele marchou para baixo do Rio Eufrates , atravessou o Tigre , e tomou Ctesifonte , a Capital Parta . Em 117, Trajano tinha criado duas Novas Províncias, Mesopotâmia e Assíria.
Trajano ficou Doente em 117 e estava retornando a Roma quando Morreu em Selinus,na Cilícia em 8 de Agosto. Ele foi Sucedido pelo seu Sobrinho Adriano, que imediatamente revertiu a Política externa agressiva de Trajano , no Leste. Assim , os ganhos de Trajano foram de curta duração .

Comentários

Mensagens populares