Quem Foram os Iberos


Os geógrafos Gregos deram o nome de Ibéria, provavelmente derivado do rio Ebro (Iberus), a todas as Tribos instaladas na costa Sudeste, mas que no tempo do historiador Grego Heródoto (500 a.C.), é aplicado a todos os Povos entre os rios Ebro e Huelva, que estavam provavelmente ligados linguisticamente e cuja Cultura era distinta dos Povos do Norte e do Oeste. 

Os Iberos eram um Povo que habitou o Sul e o Este da Península Ibérica.
Da sua origem, existem várias teorias: a primeira considera que os Iberos foram os habitantes originais da Europa Ocidental e os criadores da grande Cultura Megalítica que teve início em Portugal.

A segunda teoria sugere que eram povos originários do Norte da África, de onde emigraram provavelmente, no século VI a.C. para a Península Ibérica, onde ocuparam um território entre a Andaluzia e o Languedoc (na França).

A terceira e ultima teoria,  sugere  que os Iberos seriam de origem Caucasiana, e teriam construído " Oppida" (termo em Latim para uma primeira Povoação ou Fortificação administrativa.)) muito semelhantes às mesmas construções encontradas na Escócia. Essa teoria apoia-se em evidências Arqueológicas, genéticas e linguísticas.

Ao longo da costa Este, utilizou-se a escrita Ibérica, com um sistema de 28 sílabas e caracteres alfabéticos, alguns derivados dos sistemas Fenício e Grego, mas de origem desconhecida. Ainda sobrevivem muitas inscrições dessa escrita, mas poucas palavras são compreendidas, exceto alguns nomes de locais e Cidades do século III, encontradas em moedas.
A língua Ibérica era uma língua não Indo-europeia, e os Iberos conservaram a sua escrita até á conquista Romana, quando se começou a utilizar o Alfabeto Latino. Ainda que inicialmente se pensasse que a língua Basca era descendente da Ibera, hoje acredita-se que eram línguas separadas.

A mesma forma de tecer e colorir cobertas de lã grossa são as mesmas nas regiões do Cáucaso, no sul de Portugal (Alentejo) e na Escócia, no fim do VI milénio a.C., e que se espalhou pela Península Ibérica, França, Grã-Bretanha, Irlanda e Dinamarca, até meados do II milénio a.C. 
Os Iberos teriam se unido aos Celtas no primeiro milénio a.C., na Irlanda, Grã-Bretanha e em França.
Quando as primeiras migrações Celtas chegaram ao Ocidente Europeu, os Iberos já estavam estabelecidos alguns milénios antes, principalmente no este da Península Ibérica de onde guerrearam contra a dominação Romana.


Foram parceiros comerciais dos Fenícios, os quais fundaram dentro do território dos Iberos várias Colonias comerciais, como Cádiz, Eivíssia e Empúries. A Aliança entre Iberos e Celtas tornou-se mais forte, contra os Romanos e a partir do século I a.C. formaram o povo conhecido como Celtiberos.

Na costa Este, as Tribos Iberas parecem ter estado agrupadas em Cidades-Estado independentes. No Sul houve Monarquias, e o tesouro de El Carambolo, perto de Sevilha, parece ter estado na origem da Lenda de Tartessos.

Em Santuários Religiosos encontraram-se estatuetas de bronze e terracota, especialmente nas regiões montanhosas. Há uma grande variedade de cerâmica de distintos estilos Ibéricos.

A própria Enciclopédia Britânica define os ingleses como descendentes dos Iberos e dos Celtas. No entanto, eram Povos de Cultura e raças bem diferentes.

A economia Ibérica tinha uma agricultura rica, forte exploração mineira e uma metalurgia desenvolvida.


Das Tribos Iberas mencionadas pelos autores clássicos, os Bastetanos eram territorialmente os mais importantes e ocupavam a região de Almeria e as zonas montanhosas da região de Granada.

As tribos a Oeste dos Bastetanos eram usualmente agrupadas como "Tartessos", derivado de Tartéssia que era o nome que os Gregos davam à região. Os Turdetanos do vale do rio Guadalquivir eram os mais poderosos deste grupo. Culturalmente as Tribos do noroeste e da costa Valenciana eram fortemente influenciadas pelas colónias Gregas de Emporium (a moderna Ampúrias) e na região de Alicante a influência era das colónias Fenícias de Malaca (Málaga), Sexi (Almuñeca), e Abdera (Adra), que passaram depois para os cartagineses.

Foi encontrada cerâmica Ibérica no sul da França, Sardenha, Sicília, e África e eram frequentes as importações gregas como a esplêndida Dama de Elche, um busto com características que mostram forte influência clássica grega. A economia Ibérica tinha uma agricultura rica, forte exploração mineira e uma metalurgia desenvolvida.
  
As Várias Tribos de Iberos;

Aquitânicos:

Aquitanos
Autrigones - por vezes considerados Célticos.
Caristos - por vezes considerados Célticos.
Vardulos - por vezes considerados Célticos.
Vascões

Iberos:

Ausetanos
Bastetanos
Bastulos
Cessetanos
Contestanos
Edetanos
Ilercavões
Ilergetes
Indigetes
Laietanos
Oretanos - por vezes considerados Célticos.

Comentários

Mensagens populares