O Antigo Egipto e Tutancamon

Terra do Nilo e das Pirâmides, o Egipto fascina quem dele se aproxima, envolvendo a todos num clima de mistério e grandiosidade.
De Heródoto a Napoleão, e até os dias de hoje, a História da Civilização Egípcia vem sempre envolta numa nuvem mística, quase etérea, resultado da inevitável mistura de Deuses, Mitos, Monumentos e Personagens que marcaram, indelevelmente, a história da Humanidade. 
Quando se fala no Egipto da Antiguidade, as primeiras coisas que nos vêm à mente são as imagens das grandes Pirâmides, as múmias e artefactos dos Museus, os Templos e a atmosfera romanesca que cerca tudo o que diz respeito ao tempo dos Faraós, que a literatura e o cinema nos mostram como sempre presentes nas Expedições Arqueológicas, envolvidas por um clima de conto policial de Agatha Christie.

Sem qualquer sombra de dúvida, a Civilização do Egipto Antigo atiça a nossa imaginação pela aura de grande mistério que a envolve. No entanto muito já se sabe a respeito do modo de Vida, da sua estrutura social, da estrutura economica, das relações Políticas do Egipto Faraonico.Mas muitas vezes a circulação dessas informações fica restricta ao meio académico ou a umas poucas centenas de Pesquisadores dedicados. Infelizmente há muitas coisas que não chegam a público, originando a formulação de idéias de encobrimento da sua Origem e ideias de Conspiração, engrossando um extenso rol de crenças sobre a Cultura Egípcia, difícil de ser combatido.
Uma equipa de Cientistas conseguiu fazer uma reconstituição das feições de um dos Faraós mais famosos do Antigo Egipto, Tutancamon. 
Três grupos de Peritos - Franceses, Egípcios e Americanos - reconstruiram modelos separados mas semelhantes de como seria o rosto do Faraó usando radiografias.
Os Franceses e Egípcios sabiam quem estavam recriando, mas os Americanos não foram informados de onde vinha o modelo do crânio analisado.
Os modelos do menino-Rei, morto 3.300 anos atrás, revelaram um jovem com bochechas rechonchudas e um queixo arredondado.
Os modelos têm uma semelhança surpreendente com a máscara que cobriu a face mumificada de Tutancamon quando os seus despojos foram encontrados pelo arqueólogo britanico Howard Carter em 1922, e outras imagens antigas.

"Formatos de rosto e crânio nos modelos são notavelmente semelhantes a uma imagem famosa de Tutancamon quando criança, onde ele é retratado como Deus Sol na Alvorada partindo de uma flor de Lótus", disse o Secretário do Conselho Supremo de Antiguidades do Egipto, Zahi Hawass.

Usando imagens de tomografia computadorizada de alta resolução, a equipe Americana identificou correctamente que o crânio vinha de um Norte-Africano.

"As diferenças primárias (das reconstruções dos de Americanos e Egípcios) estavam no formato da ponta do nariz e orelhas", disse Hawass.
As versões Francesa e Americana também traziam nariz e queixo de formato semelhante, mas a equipe Egípcia chegou a um nariz mais pronunciado, de acordo com o Arqueólogo.
As imagens de tomografia computadorizada - as primeiras obtidas de uma múmia Egípcia - foram obtidas em Janeiro. Elas sugerem que o Rei não era muito robusto, mas um homem saudável de 19 anos, quando morreu, provavelmente vítima de complicações resultantes de uma fractura na perna e não de assassinato, como se suspeitava.
Quando foram feitas radiografias do corpo, em 1968, um fragmento de osso foi encontrado em seu crânio levando a especulações de que ele havia sido morto com um golpe.

Pouco se sabe sobre os dez anos de Reinado de Tutancamon depois que ele sucedeu Akhenaton, que abandonara os velhos Deuses do Egipto em favor do Monoteísmo.
Alguns Historiadores dizem que ele teria sido morto por tentar trazer de volta o Politeísmo. Outros acreditam que ele foi assassinado por Ay, o segundo em comando, e que acabou sucedendo ao jovem Faraó.

Comentários

Mensagens populares