Vandâlos Hunos e Visigodos..

 A Fome desvastava as Estepes da Asia.As Cheias tinham obrigado as Tribos Nomadas a deslocar-se para Ocidente em busca de novas Pastagens e estas Deslocações acabaram por fazê-las atravessar as Fronteiras do Império Romano.Ao entrar em contacto com a Civilização,os Barbaros resolveram aproveitá-la.Quando concluiram a Conquista do Império Romano já este,estava em Ruinas.

Os Hunos,os Visigodos e os Vândalos foram apenas 3 das muitas Tribos que entre os Sèc.III e invadiram a Europa.Os Romanos Chamavam-nos de “Barbaros”(Gente Selvagem),por serem diferentes deles,ou seja; sem Instrução,Organização,Religião etc,etc...

Os Salteadores Errantes

A difusão dos Barbaros na Europa começou pelos Hunos,Oriundos da Asia Central.

Os Hunos eram uma Tribo que Originalmente vivia nas verdejantes Planicies a Norte da India e da China.Eram Nomadas,mudando de poiso com os Rebanhos de Ovelhas e de Cabras,quando estes já tinham comido a Pastagem toda ou quando outras Tribos Rivais os atacavam.

Por volta do Ano 200,os Hunos tinham começado a Assaltar as Plantações e Aldeias Setentrionais da China,e em 220 ocuparam toda a Região e ao longo dos 2 Séc. Seguintes espalharam-se pela Asia Meridional e avançaram até á Europa chegando,por alturas do Ano 400,ao Rio Danubio,na Actual Hungria.Ora o Vale do Danubio estava já ocupado por outra Tribo Barbara,a dos Visigodos...deste modo,as movimentações de Tribos Barbaras na Europa,começaram a intensificar-se.Quando os Hunos se apoderaram das Terras dos Visigodos,estes lançaram-se sobre outro Grupo que vivia mais a Oeste,os Vândalos.Em seguida,tanto os Visigodos como os Vândalos,se viraram para o Prospero Estado Romano.
Trevas Sobre a Europa

Todas as Tribos Barbaras eram de uma extrema Rudeza e  a Legalidade não tinha para elas,nenhum Significado.O Sentido da Ordem do Romanos foi Substituido pelo Caos e pela Ausencia de Leis.Assim se iniciou um Periodo da Historia que ficou conhecido como a “Idade das Trevas”.

Á medida que avançavam para Oeste,os Barbaros iam-se tornando menos errantes e adoptando os modos de Vida das Civilizações que Subjugavam.Se bem que lhes continuasse a correr no Sangue o Espirito da Guerra e da Conquista,começaram a Cultivar a Terra de um modo mais Sedentário e Desenvolveram Aptidões Artisticas,em especial no Trabalho dos Metais.Ao mesmo tempo esboçaram os principios de uma nova forma de Organização Social,baseada em Comunidades Governadas por Chefes ou Caudilhos Locais.Com o andar do Tempo,esses Chefes passaram a ser tidos como Reis.
Os Devastadores á Solta

Alarico I foi escolhido para ser Rei dos Visigodos em 395,com 25 Anos de Idade.Nessa altura,já o Império Romano se dividira em 2,ficando a Capital da Parte Oriental em Constantinopla.

Alarico I servira no Exercito do Império Oriental e aí aprendera as Artes da Guerra.Ao tornar-se Rei,deu inicio á Criação do Império Visigotico.Começou por Invadir a Grecia mas foi repelido.

Depois em 401,Invadiu a Italia.O seu objectivo não era Destruir o Império Romano,mas sim,Compartilhar da sua Prosperidade.
 

Comentários

Mensagens populares