Experiências Fora do Corpo

Uma área do paranormal que tem crescido imenso desde a década de 1970 é a experiência fora-de-corpo ou OBE. Isto, aliado à experiência de morte relacionadas próximo, ou EQM, tem causado perplexidade regularmente. Será que esses fenómenos oferecem ampla evidência de paranormalidade, até mesmo a sobrevivência da morte ou são simplesmente subtilezas da mente, com nada de natureza paranormal realmente ocorrendo????

Alguns casos de estudo;;

Ernest Hemingway afirmou ter tido uma EFC em Itália em 1918 depois de ser atingido por estilhaços de um morteiro. Ele narrou que viu a sua alma deixar o corpo e flutuar. O Psicólogo D Scott Rogo falou do seu OBE em 1965, descrevendo como, ao mesmo tempo deitado, cansado, ele se viu andar no quarto. No entanto, é frequentemente o caso que este corpo-alma realmente vê as coisas em si. Típico foi o caso do biólogo Lyall Watson, quando um autocarro o derrubou num safari no Quénia. Inconsciente, ele encontrou-se olhando para si mesmo e viu um rapaz preso no rio. Momentos depois, ele recuperou a consciência e imediatamente mergulhou para resgatar o menino .

Narrações Diversas;

Na Bíblia, São Paulo parece descrever os seus próprios OBE. Também conhecido como Viagem Astral, o corpo-alma era conhecido como o "ka" para os antigos egípcios. Na Índia, é geralmente conhecido como o 'siddhi', enquanto os tibetanos chamam de "corpo-bardo. Durante a década de 1970 Dean Sheils de Wisconsin estudaram culturas tribais de todo o mundo e crenças foram encontradas na EFC em 95% das pessoas.
Numa pesquisa em 1966 por Celia Green mostrou que 19% dos alunos da Universidade de Southampton tiveram casos. Um caso típico moderno foi identificado pelo cardiologista Dr. Michael Rawlings. Ele falou com um paciente que podia se lembrar o que o médico estava vestindo e o que ele fez durante um procedimento de emergência. Isso era impossível porque o paciente estava em coma no momento.

Experiência de Quase Morte;

Após estudos realizados pelo Dr. Elizabeth Kubler-Ross e Raymond Moody no início de 1970, a EFC passou a ser associada com a Experiência de Quase Morte, onde, à beira da morte, o paciente sai do corpo, muitas vezes, adquire uma visão extrassensorial, e depois passa num túnel até chegar a um ponto de luz. Imensas pessoas, até hoje, afirmam que tiveram essa experiência, que pode mudar o sentido da vida.

Viajantes Astrais;

Algumas pessoas afirmam ser Obers regulares, ou Viajantes Astrais. O início do século 20 nos deu algumas declarações espetaculares. Marcel Forhan, conhecido como Yram, afirmou muitas vezes ter OBEs, alegando ter conhecido a sua esposa enquanto viajava. O norte-americano Sylvan Muldoon era uma pessoa deprimida, doente, dizia ter a sua excitação só na "viagem", uma coisa que ele alegou fazer desde os doze anos. Ele alegou que todos nós fazemos isso, e que nossos sonhos são lembranças das nossas OBEs.
Em Nova Iorque, o psicólogo Lawrence Leshan trabalhou com muitos médiuns, inclusive Eileen Garrett, e acredita que vivemos em duas realidades. A realidade "sensorial" o Mundo que habitamos e a realidade "Clairvoyant" a que podemos ter acesso.

Comentários

Mensagens populares