O Mistério de Hanging Rock

Esta estranha história tornou-se um episódio famoso, tão misterioso quanto o caso do navio abandonado, o Mary Celeste. 
Tornou-se alvo de inúmeras teorias, vários artigos em revistas, pelo menos, dois livros e um filme Picnic at Hanging Rock. Mas como outros mistérios históricos, o que aconteceu em Hanging Rock não é tudo o que parece. 
A história conta que um grupo de meninas e professoras num carro alugado vão para Hanging Rock(conhecidas por Mount Diogenes, no Victoria Central, Australia) celebrar o seu piquenique anual.
Hanging Rock é uma formação de origem vulcânica e de vários milhões de anos, ergue-se majestosamente a 150 pés acima da planície em que está localizado e culmina com a mistura de pedras e monolitos de equilíbrio que lhe deu o nome. Perto da base da rocha era um bom lugar para comer e descansar, composto por improvisadas mesas de pedra e banheiros adequados e serviço discreto.
O grupo escolar era composto por 19 meninas, principalmente adolescentes e duas professores, Mademoiselle Diane de Poitiers, a mais jovem das duas, professora de francês e dança, e Greta McCraw, de meia-idade escocesa e o professora de matemática . O outro adulto do grupo era Ben Hussey, condutor do veículo alugado pela escola. Mrs. Appleyard, a directora, não fazia parte da expedição. 

O grupo saiu de madrugada de Sábado para percorrer sete quilómetros, chegaram pouco antes do meio dia. O dia estava ensolarado e quente, e depois de comer a maioria das meninas dormiam tranquilamente à sombra de árvores e pedras. Do outro lado de um pequeno riacho, que corria a partir da parede de rocha, tinha-se instalado um pequeno grupo. Consistido pelo Coronel Fitzhubert(veterano do Exército da Índia, agora aposentado,  em climas mais amenos),a Sra. Fitzhubert, o seu sobrinho, o Sr. Michael Fitzhubert e Albert Lacaio Crundall.
Cerca das três horas da tarde, três das meninas mais velhas pediram permissão para explorar o rock. As três jovens, Irma Leopold, Marion Quade e uma menina que é lembrado apenas como Miranda, que tinha dezessete anos e era notada por ser sensata e responsável. Após uma breve discussão entre os adultos (durante o qual observou-se que os relógios de Ben Hussey e Miss McCraw pararam ao meio-dia, foi acordado deixá-las ir. Mais tarde, também deram permissão a Edith Horton ,uma menina com menos de quatorze anos, para acompanhá-las. Alertaram as quatro para não subir muito no rock, e evitarem as falésias e grutas, a serem cuidadosas com as cobras, aranhas e outros insectos perigosos. As meninas afastaram-se da zona de piqueniques, atravessaram o riacho e foram vistas às 3:30 da tarde. Albert Crundall e Michael Fitzhubert, que se sentaram ao lado do rio ,viram-nas passar, Irma estava na frente, seguida por Marion Miranda e Edith. Albert elogio-as e assobiou e Mike levantou-se com a intenção de acompanhá-las, mas desistiu depois de andar apenas alguns metros, quando desapareceram por detrás de algumas árvores.
 
No lugar do piquenique estavam todos dormindo. Cerca de 04:30,Hussey queria reunir todo o grupo. Ele e Mademoiselle de Poitiers descobriram que Miss McCraw faltava também, ninguém a tinha visto sair, mas acreditava-se ter seguido as meninas. O grupo de Fitzhubert tinha acabado de pegar as suas coisas e foram embora. Irritado Hussey começou a procurar as meninas.
Acabou por encontrar ás 5:30,Edith Horton que apareceu no meio de arbustos, surpreendendo-o, do lado sudoeste do rock. Ela gritava histericamente e nada se percebeu do interrogatório. Não havia nenhum vestígio de Miranda, Irma, Marion e a Miss McCraw. À noite, os dois adultos decidiram reunir as garotas restantes e voltar para a escola. No caminho de volta, parou na estação Woodend, onde Hussey informou sobre o que aconteceu ao agente Bumpher.
No dia seguinte, Domingo, iniciou-se uma busca activa para as mulheres desaparecidas. Pensou-se que as meninas e a sua professora simplesmente se tinham perdido na mata, a polícia recorreu a um número de voluntários, entre os quais Albert Crundall e Mike Fitzhubert e procuráram-nas nas rochas. Esta não foi uma tarefa fácil, como Hanging Rock é uma área traiçoeira, cheia de grutas e abismos(tradicionalmente acreditavam que não havia fim)e coberto com mato grosso. Depois de um dia de buscas, nada foi encontrado.
Enquanto isso, o médico de Woodend, Dr. McKenzie, examinou Edith Horton. Pareceu ter sofrido uma leve contusão e tinha inúmeros cortes, arranhões e hematomas devido à sua corrida no mato, mas sem ferimentos graves. Ela não conseguia se lembrar de nada do que vivera anteriormente, na rocha. No entanto, na semana seguinte, na Quarta-feira, foi interrogada pelo agente Bumpher, que revelara que, vira Miss McCraw que se dirigia para o rock. Ela viu a certa distância, a professora que não ouvira os gritos de Edith.

A busca continuou por vários dias enquanto a polícia questionou sistematicamente todas as testemunhas. O jovem Michael Fitzhubert parecia o mais suspeito no caso como ter feito algum acto indecente, como tinha sido a última pessoa que viu as meninas e admitiu que tinha começado a segui-las. No entanto, não havia outra indicação de que ele tinha sido responsável pelo desaparecimento das meninas e, possivelmente, devido à pressão dos Fitzhubert influentes, a polícia abandonou essa parte da investigação. Na Quinta-feira após a excursão, a polícia usou um tracker aborígene e um cão. Deram uma roupa de Miss McCraw a cheirar ao bloodhound, seguiram, depois, por uma trilha que ascendeu ao rock, depois parou, com o seu pêlo erriçado, rosnando cerca de 10 minutos, numa plataforma circular a meio caminho para o topo, mas não encontraram nenhuma pista concreta. Convencido de que ninguém poderia ter sobrevivido por tanto tempo, a polícia decidiu abandonar a investigação.
No dia seguinte, Sexta-feira,Mike e Albert decidiram investigar por conta própria. Ao final do dia sem encontrar nada, Mike decidiu passar a noite na rocha.
Albert voltou para a residência do coronel Fitzhubert e desculpou Mike. Na manhã seguinte, quando voltou ao rock, seguiu a trilha de Mike e encontrou-o inconsciente, no solo e com um tornozelo severamente torcido. Mike foi levado para casa e visitado pelo Dr. McKenzie, Albert encontrou num bolso de Mike uma nota escrita à pressa e que, apesar da sua inconsistência, verifica que Mike tinha encontrado algo na rocha. Na manhã de Domingo, foi realizada uma investigação aprofundada e, para sua surpresa, os pesquisadores encontraram Irma Leopold.
Ela estava inconsciente, sofrera vários derrames e pequenos cortes na cabeça e as unhas foram quebradas ,seus pés estavam descalços, limpos e sem marcas. Quando ela recobrou a consciência, não conseguia lembrar-se de nada do que tinha acontecido. E aqui a história termina...Irma não podia dizer nada sobre o que tinha acontecido, Miranda, Marion e Miss McCraw nunca mais foram vistas.

Após o episódio, o Colégio Appleyard foi fechado. Vários meses depois, Mrs. Appleyard foi a Hanging Rock sozinha. Seu corpo foi encontrado mais tarde, ao pé de um precipício.
O mistério de Hanging Rock provocou especulações intermináveis. Para aqueles que não estão dispostos a aceitar uma explicação paranormal, existem duas possibilidades. As meninas podem ter-se perdido e morrido na rocha devido às condições meteorológicas. Seus corpos poderiam permanecer escondido nos arbustos ao pé de um precipício, ou numa caverna, onde podiam ter caído, ou terem sido devoradas por animais, insectos e bactérias(que acontece muitas vezes na floresta da Austrália).
Mas se assim foi, porque não apareceram s corpos?
A amnésia de Edith pode sido devido à histeria ou a uma queda, que de Irma, a experiência traumática de ser separada de outros, e sobrevivido apenas uma semana.

A segunda possibilidade é que as meninas foram vítimas de crime. Teoria que tem sido sugerida, que Mike e Albert podem ter raptado as meninas(depois de assassinar Miss McCraw)e as manterem escondidas para fins sexuais.
Outra teoria é que as meninas foram capturados por um OVNI,o rock pode ter sido uma base intergaláctica, como Devil's Tower, em Wyoming no filme "Contactos Imediatos do Terceiro Grau"(1977).
A presença de um OVNI poderia explicar o facto de que os relógios tivessem parado. Outra teoria é que as meninas poderiam ter feito algo parecido com uma viagem no tempo, mudando-se para outra época do passado ou futuro.
Bem o que aconteceu na verdade, não o sabemos e talvez, nunca o saibamos...

Comentários

Mensagens populares