A Guerra da Barba


Image and video hosting by TinyPic
Vários são os motivos que levam duas nações a entrarem em conflito armado. Eles podem ser motivos economicos, políticos, ideológicos, entre outros.
Mas é certo que nenhum outro conflito da história teve um motivo tão pouco relevante quanto o da curiosa Guerra de Barba, disputada entre França e Inglaterra.
A história dessa guerra é a seguinte;

O Rei Luís VII, era dono de uma vultuosa barba. Ele era casado com Eleanor de Aquitânia, filha de um Duque Francês, e havia recebido como dote duas províncias no sul do país.
Certo dia, ao voltar das Cruzadas, no ano de 1152, o Rei Luís VII decidiu raspar sua barba, facto que não agradou nada á sua esposa.
A esposa tentou argumentar, mas o Rei Luís VII recusou-se a deixar a barba crescer novamente. Diante dessa resistência do Rei, Eleanor resolveu  divorciar-se e, em seguida, ela casou-se novamente, dessa vez com o Rei Henrique II, da Inglaterra.

Eleanor e o seu novo marido Henrique II passaram a exigir de Luís VII a devolução das terras que ele havia recebido como dote, mas o Rei da França negou-se a devolver as duas províncias.
Diante dessa situação, Luís VII declarou guerra ao rival Britânico, e o conflito passou a ser historicamente conhecido como a Guerra da Barba.
Image and video hosting by TinyPic

Comentários

Mensagens populares