O Rei Alarico,Inimigo de Roma...e o General Estilicão...

Filho de Rocesthes e neto de Aorico,foi o Sucessor de uma Familia de Guerreiros Godos,os Baltingos fundada pelo Lendario Gondebaudo Baltha (Em Gotico,significa o "Audaz"), cujo mérito reside em ter conduzido os Godos desde o Báltico,até ás Fronteiras do Império.
Alarico cresceu no Interior das Fronteiras Imperiais.Após o grande Desastre de Adrianópolis em 378 uma amarga derrota que matou muitos Legionários Romanos e o proprio Imperador Valente,os Godos tinham Permissão Imperial para estabelecer-se como "Foederati" na Província de Mesia (entre Sérvia e a Bulgária, aproximadamente). jovem Alarico reuniu tropas Godas entre 387 e 395 que actuam como Legiões auxiliares contra outros Bárbaros.
Tão ambicioso e inteligente era,que com a morte do Imperador Hispanico Teodósio I, Viu uma oportunidade de tornar-se Rei por seu proprio Povo,ante a falta de controle e Conhecimento dos 2 Sucessores do Imperador,seus Filhos Honorio e Arcádio.O Imperador Teodósio realizou o plano de Diocleciano em dividir o Estado em Dois,entre os seus Filhos.
O Primeiro foi como Augusto do Ocidente, com apenas onze anos de idade, enquanto o segundo se instalou em Constantinopla, como Augusto do Império do Oriente. Inconscientemente,com a reforma de Teodósio com e a Intervenção de Alarico levou ao Colapso do Mundo Antigo.
Roma estava passando um momentos mais complicados do Império.
Teodosio que foi condenado por ter fechado os Templos Pagãos ,estabelecendo o Cristianismo como religião do Estado conseguiu que Roma se tornasse um Fantasma triste do Passado, da Cidade que outrora, dominara o Mundo.
Diante de tanta Fraqueza óbvia, Alarico decidiu tomar uma atitude em 396. Invadiu a Macedonia, Trácia e Beócia,arrasando Cidades como Corinto e Esparta,chegou a desafiar a Corte de Constantinopla.

Estilicão derrotou-o Primeiro e definitivamente,em "Pollentia Verona" (agora Pollenzo) em 402 de Abril . Este delicado equilíbrio foi quebrado em 406.Quando Estilicão caiu em desgraça na Corte de Honorio, provavelmente,suspeito de organizar o Assassinato de Rufino,Prefeito Pretoriano de Constantinopla, que dominou o fraco Arcadio,também.
Honório ordenou a sua Execução influenciado pelo seus Conselheiros e Alarico vendo uma situação precária no Ocidente com o desaparecimento da unica Pessoa que o poderia travar, decidiu atacar Honorio, que se refugiou na pantanosa Cidade de Ravenna, abrindo caminho para agilizar hordas Góticas nas Portas de Roma. Durante quase três anos Alarico sitiou a Cidade, o Senado estava pronto a pagar um Alto Preço Pela Salvação da Cidade,mas o Imperador escondido impediu a Negociação de ser realizada.
Em 24 de Agosto de 410 Alarico entrou em Roma,com os seus Homens pela "Porta Salaria", parece que com a conivência de alguns Escravos.
Deu-se Saque da Cidade e a Captura como Refem da propria Irmã do Imperador, Gala Placídia.
O Rei Visigodo Grãos tomou caminho para Regio ,mas alcançou-o em Cosentia (Cosenza, Calábria), uns meses mais tarde,com apenas 35 anos de Idade.
Comentários
Enviar um comentário