As Armas de Guerra da Cultura Minoica

Image and video hosting by TinyPic

Foram Descobertas uma grande quantidade de armas  pelos Arqueólogos nas suas escavações em Creta,o que já ilustram a importância desses objectos para a Cultura Minoica...mas no entanto, existe a possibilidade de uma parte considerável dessas armas terem sido utilizadas para fins Religiosos, e não apenas para armar os Guerreiros.
Entre as armas utilizadas pelos Minoicos, estavam adagas,lanças de bronze,maças de pedra e machados. Os machados eram objectos que possuíam diversos propósitos para a Sociedade Minoica,além de ser uma ferramenta para cortar madeira, e uma arma para lutar contra seus inimigos, o machado também servia como objecto Religioso, provavelmente conectado com Divindades Femininas e com o Famoso Labirinto.

Para ataques à distância,utilizavam o arco e flecha ,assim como fundas. Os escudos utilizados pelos Minoicos eram geralmente rectangulares ou oblongos, mas eram feitos do mesmo material; couro bovino. Os capacetes eram também feitos de couro bovino,muitas vezes com presas de Javali.
É provável que os Minoicos não utilizassem nenhum tipo de armadura para as Batalhas,apenas  a sua roupa comum, que seria uma tanga de Linho.

Essa evidência de eles não utilizarem armadura vem do facto de que, eles não são representados com armaduras em nenhum Afresco da sua Cultura e nem nunca foram encontrados materiais desse tipo de artefacto em Tumbas Minoicas. A ausência de capacetes e escudos se deve, muito provavelmente, ao facto deles terem sido feitos a partir de materiais perecíveis, o que faria com que sua preservação seja extremamente improvável.
As táticas e formações de Batalha utilizadas pelos Guerreiros Minoicos são herdeiras daquelas utilizadas pelas Sociedades Neolíticas do período.

Inicialmente, a Guerra em Creta era conduzida por um pequeno número de Guerreiros, que Invadiam uma Vila vizinha em busca de recursos. Entre esses recursos, geralmente eram alimentos, objectos valiosos e Mulheres. No entanto, ao longo do Tempo, a prática de Guerra Minoica foi ficando cada vez mais sofisticada, dessa vez envolvendo um grupo um pouco maior de Guerreiros, e com uma formação de Batalha mais sólida.
Os combates Minoicos eram travados geralmente pela Infantaria, com uma formação compacta de Guerreiros que carregavam os seus escudos com longas lanças. Esses mesmos Homens eram acompanhados, na retaguarda, de Arqueiros e Atiradores, que permaneceriam atacando à distância os seus oponentes.
Apesar da participação da População Nativa nas Guerras, o Afresco chamado de “O Capitão dos Negros” também sugere que uma parcela dos Combatentes Minoicos eram Mercenários vindos de fora de Creta, provavelmente do Mediterrâneo Oriental, em locais como o Egipto e o Levante. É provável, também, por causa da grande importância que os Minoicos davam às suas actividades Marítimas, que a Marinha também possuísse uma função vital no desenvolvimento do seu estilo de Guerra, e que eles se envolvessem também em Batalhas Navais, além das Terrestres.
Image and video hosting by TinyPic

Comentários

Mensagens populares