O Desaparecimento Misterioso de Nefertiti

Nefertiti foi a principal Consorte do Faraó Egipcio Akhenaton (anteriormente Amenhotep IV), que Reinou de aproximadamente 1353 a 1336 aC. Conhecida como o Governante do Nilo e Filha dos Deuses, Nefertiti adquiriu um poder sem precedentes, e acredita-se que tenha tido status igual ao do Faraó. No entanto, muita controvérsia permanece sobre Nefertiti após o décimo segundo ano real de Akhenaton, quando seu nome desaparece das páginas da História.

Na nova Religião de estado de Akhenaton, centrada no Deus do Sol, ele e Nefertiti foram descritos como o primeiro Casal primitivo. Nefertiti também era conhecida em todo o Egipto por sua Beleza. Dizia-se que ela se orgulhava de seu pescoço longo e parecido com um Cisne e inventou a sua própria maquilhagem usando a Planta Galena. Ela também compartilha o seu Nome com um tipo de Pérola dourada alongada, chamada Nefer, que costumava ser retratada como vestindo.
Há muito esquecida da história, Nefertiti ficou Famosa quando seu busto foi Descoberto nas Ruínas da loja de uma Artista em Amarna em 1912, agora no Museu Altes de Berlim.
O busto é uma das obras mais copiadas do Egipto Antigo.
O Busto de Nefertiti

O busto de Nefertiti, Descoberto por Ludwig Borchardt, faz parte da colecção Ägyptisches Museum Berlin, actualmente em exibição no Museu Altes.
Nefertiti foi Casado com Amenhotep IV por volta de 1357 aC.
Nefertiti é retratada em imagens e estátuas grandes, denotando sua importância. Muitas imagens dela mostram reuniões familiares simples com o Marido e as Filhas.
Existem imagens representando Nefertiti e o Rei andando juntos numa carruagem ,beijando-se em público, e Nefertiti sentada no colo do Rei, levando os estudiosos a concluir que o relacionamento era genuíno.
O lendário Amor do Rei Akhenaton é visto nos Hieróglifos de Amarna, e ele até escreveu um Poema de Amor para Nefertiti:

"E a Herdeira, grande no palácio, bela face, adornada com plumas duplas, Amante da Felicidade, dotada de favores, ao ouvir a voz do Rei se alegra, a Esposa principal do Rei, sua Amada, a Senhora da duas Terras, Neferneferuaten-Nefertiti, que ela viva para Sempre e Sempre ..."
O Casal teve seis Filhas conhecidas, duas das quais se tornaram Rainhas do Egipto: Meritaten (que se acredita ter servido como Rainha de seu Pai), Meketaten, Ankhesenpaaten / Ankhesenamen (mais tarde Rainha de Tutankhamon), Neferneferuaten Tasherit, Neferneferure e Setepenre.
Ela também é conhecida como a Sogra e Madrasta do Faraó Tutankhamon.

A Paternidade de Nefertiti não é conhecida com certeza, mas geralmente se acredita que ela era Filha de Ay, mais tarde Faraó depois de Tutancâmon. Ela tinha uma Irmã mais nova, Moutnemendjet.
Outra teoria identifica Nefertiti com a Princesa Mitanni Tadukhipa.
Nova Religião

No quarto ano do Reinado de Amenhotep IV, o Deus do Sol Aton tornou-se o Deus Nacional dominante.
O Rei liderou uma revolução Religiosa, fechando os Templos mais Antigos e promovendo o papel central de Aton.
Nefertiti havia desempenhado um papel proeminente na Religião Antiga, e isso continuou no novo sistema. Ela Adorava ao lado do Marido e ocupava a incomum posição Real de Sacerdote de Aton.
Na nova Religião virtualmente Monoteísta, o Rei e a Rainha eram vistos como "O Primeiro Par Primitivo", através do qual Aton prestava suas Bênçãos.
Assim, formaram uma Tríade Real ou Trindade com Aton, através da qual a "Luz" de Aton foi dispensada a toda a População.
Durante o Reinado de Akhenaton (e talvez depois), Nefertiti desfrutou de um poder sem precedentes e, no décimo segundo ano de seu Reinado, há evidências de que ela pode ter sido elevada ao Status de co-Regente, igual ao do Faraó.
 A placa de Wilbour
Talvez o mais impressionante seja que Nefertiti é mostrada no Templo de Amarna, golpeando um Inimigo Estrangeiro com uma maça diante de Aton.
Tais representações eram Tradicionalmente reservadas apenas para o Faraó, e ainda assim Nefertiti era representada como tal.

Akhenaton teve a figura de Nefertiti esculpida nos quatro cantos de seu sarcófago de granito, e foi ela quem descreveu como protegendo sua múmia, um papel tradicionalmente desempenhado pelas deidades femininas tradicionais do Egito: Isis, Nephthys, Selket e Neith. .
O Desaparecimento de Nefertiti

No ano Real 12, o Nome de Nefertiti deixa de ser encontrado.
Alguns acham que ela Morreu de uma Praga que varreu a área ou caiu no esquecimento, mas teorias recentes negaram essa afirmação.

Comentários

Mensagens populares