Porque Existe o Movimento de Rotação da Terra
Segundo dizem os Cientistas, tudo começou com o Big Bang, a grande explosão que deu origem ao universo como conhecemos hoje( ou não?). O movimento de rotação da Terra, bem como o de outros planetas, é consequência de um fenómeno chamado inércia, onde um corpo em movimento tende a permanecer em movimento, até que algo interfira com a sua rota.
O movimento de rotação é caracterizado pelo deslocamento de um planeta em torno de seu próprio eixo. Na Terra, a volta completa tem uma duração de 23 horas, 56 minutos e 4,09 segundos. A alternância entre os dias e as noites é produto dessa rotação, sem ela, um dos hemisférios não receberia nunca a luz do sol, enquanto o outro nunca veria a face da Lua.
O universo atingiu um equilíbrio perfeito entre todos os seus planetas e asteroides e dificilmente algo poderá modificar essa situação. O movimento de rotação da Terra é uma das garantias de que esse equilíbrio será mantido, pois uma alteração na rota terrestre iria desestabilizar o movimento de outros planetas, o que poderia ocasionar graves colisões e comprometer a própria existência do sistema solar.
Ou seja, tudo o que nós conhecemos á nossa volta, tem o seu equilíbrio. Nós percebemos isso, por exemplo na Natureza...se o Homem destrói um meio ambiente, seja animal, vegetal ou outro, terá graves consequências. Do equilíbrio vem a nossa segurança e vida saudável.
Comentários
Enviar um comentário